Paraíba

Alunos da Faculdade SENAI da PB participam de visita técnica na EPASA

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de junho de 2023

A EPASA  Centrais Elétricas da Paraíba é uma empresa Produtora Independente de Energia, proprietária das usinas termoelétricas, Termonordeste e Termoparaíba.

Como parte do processo de ensino, um grupo de alunos do curso superior de tecnologia em Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba realizou uma visita técnica nesta quinta-feira, 01 de junho, na EPASA – Centrais Elétricas da Paraíba S.A.

A Centrais Elétricas da Paraíba é uma empresa Produtora Independente de Energia, proprietária das usinas termoelétricas, Termonordeste e Termoparaíba, e fica localizada no Distrito Industrial, em João Pessoa.

Durante a visita técnica os alunos tiveram contato com vários profissionais da usina, desde a recepção no auditório onde acompanharam uma apresentação institucional da empresa, além de explicações do funcionamento do sistema elétrico, até uma visita guiada pelos setores da planta, iniciando pelo laboratório físico – químico até a sala de controle, ou seja, conheceram todo o processo de aplicação da automação no segmento de distribuição de energia.

“A visita técnica sempre é muito importante para nossos alunos que hoje tiveram a  oportunidade de conhecer in loco uma usina termoelétrica, observar as tecnologias envolvidas na geração de energia, e isso nos impulsiona cada vez mais a aplicar conteúdos que estejam próximos do dia a dia das grandes empresas, certamente os alunos saem daqui com uma visão mais ampla sobre a importância da automação no desenvolvimento da indústria, e da aplicação das disciplinas ministradas no curso, o que auxiliará no entendimento de quais são as áreas em que um tecnólogo em Automação Industrial pode atuar”, destacou o coordenador do Curso, Carlos Eduardo Gomes.

As duas usinas termoelétricas ligadas a EPASA constituem a 2ª maior planta termoelétrica a óleo combustível, e a 5° maior planta, movida com outros energéticos, no Nordeste.

Informações adicionais sobre o curso superior de Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba podem ser obtidas no site: https://faculdadesenaidaparaiba.com.br/