Alunos do SENAI entrevistam Profissional do Setor de Calçados

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 02 de setembro de 2011

Para conhecer de que forma o ideal de empreendedorismo pode ser aplicado na vida profissional, a turma do Curso Técnico de Confeccionador de Calçados do SENAI/PB realizou no último dia 29 de agosto uma entrevista com o Gerente de Produção da Empresa Cambuci, Humberto Sousa. O encontro, que aconteceu na cidade de Bayeux, faz parte da nova metodologia adotada pelo Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco (CTCC). A ideia consiste em fazer com que os estudantes participem ativamente do processo de construção do conhecimento, através da realização de entrevistas a profissionais que já atuam no mercado.

Segundo o Instrutor do Curso, Anderson Lins, a iniciativa de inovação na abordagem da disciplina pretende aproximar a teoria da prática. “Acredito que limitar-se a transmitir a informação compromete a abordagem do assunto. Portanto, decidimos verificar como os assuntos que abordamos em sala de aula podem ser aplicados em nossa vida. Convidamos então, o Gerente da Cambuci para comprovarmos se tal crescimento deve-se à utilização dos conceitos de empreendedorismo”, disse.

As perguntas ao entrevistado foram produzidas coletivamente pelos alunos. As principais dúvidas e curiosidades estavam relacionadas ao dia a dia da vida profissional e também às habilidades que um empreendedor de sucesso deve possuir.

De acordo com a Coordenadora de Educação do CTCC, Eliane Nascimento, abordar o conhecimento a partir de uma perspectiva inovadora pode trazer bons resultados à aprendizagem. “Creio que todos nós que somos professores temos um grande compromisso com a educação do país e com a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos. Para conseguirmos mudar a atual conjuntura social temos que abordar o conhecimento partindo do ideal da inovação, o que pode resultar em uma aprendizagem consciente e eficaz aos estudantes”, afirmou.

A aluna Maria Caroline falou de sua aprendizagem e da alegria de conhecer a trajetória de sucesso de alguém que será seu colega de trabalho. “Eu e os demais alunos estamos muito felizes com essa aula diferente, pois tivemos a chance de aprender sobre a teoria de sala de aula e a vida de uma pessoa que cresceu dentro da empresa. Foi uma grande experiência conhecer a trajetória de sucesso do gerente Humberto Sousa. Hoje eu sei que todos nós podemos ser empreendedores e mudar a nossa vida para melhor”, comentou.

Informações adicionais pelo telefone: () 3182-5500.