Compartilhar

Alunos do SENAI PB são desafiados a inovar

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de abril de 2019

A competição tem duração de 24 horas interruptas.

Foi aberto no último mês de fevereiro, no SENAI Prata em Campina Grande, o Grand Prix SENAI de Inovação Fase escolar. Na Paraíba, cerca de 80 alunos, das unidades do SENAI de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux e Sousa estarão envolvidos no desafio, que tem como proposta criar soluções que atendam às necessidades do setor produtivo e, consequentemente, formar profissionais inovadores e empreendedores para a indústria.

O Grand Prix de Inovação está inserido no calendário de atividades do SENAI, e faz parte da SAGA SENAI de Inovação que conecta diversas iniciativas de inovação que compõem a formação do profissional, incentivando a criatividade e o empreendedorismo. O Cronograma do GP na Paraíba começou no dia 22 de fevereiro, no SENAI Prata, em Campina Grande, e tem desafios previstos até o mês de maio.

No Grand Prix os estudantes são estimulados a propor ideias e soluções para "gargalos" que impedem o crescimento e a produtividade industrial, na Paraíba. Trata-se de uma verdadeira corrida em direção à criatividade e às novas ideias. A competição tem duração de 24 horas interruptas. E após a bandeirada final, uma banca examinadora avalia os projetos e o resultado é divulgado na sequência.

Os participantes são alunos do SENAI inscritos em cursos de qualquer modalidade e área. As equipes, ou escuderias, são compostas por cinco integrantes, sendo que, pelo menos dois membros precisam ser de áreas diferentes. Os projetos são avaliados quanto à aderência ao desafio, ao grau de inovação e objeto da ideia. Além disso, os grupos têm que apresentar suas propostas à banca examinadora em até três minutos. Fecham a lista de itens a serem analisados, o engajamento da equipe no desenvolvimento da ideia, a sua sustentabilidade, bem como o Modelo de Negócios (CANVAS) – ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

As escuderias que apresentarem as soluções mais inovadoras serão premiadas. O primeiro lugar ganhará uma visita a uma empresa parceira do SENAI e um curso de qualificação na instituição. O segundo lugar garantirá, também, um curso de qualificação. Todos os inscritos na competição receberão certificados de participação.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5424.

Outras Notícias