Compartilhar

Paraíba

Aprendizagem Móvel: SENAI leva conhecimento e novas tecnologias sobre Energias Renováveis para municípios paraibanos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de outubro de 2021

A Unidade Móvel de Energias Renováveis da instituição foi montada em 2019, em parceria com o Ministério Público do Trabalho


Numa carreta adaptada, com aproximadamente 50 m², e dotada de equipamentos e tecnologias de energia solar fotovoltaica, energia solar térmica, e energia eólica, o SENAI da Paraíba tem levado novos conhecimentos para os municípios paraibanos.

A Unidade Móvel de Energias Renováveis da instituição foi montada em 2019, parceria com o Ministério Público do Trabalho, e consiste num laboratório moderno, itinerante e extensível, com capacidade interna para receber de forma simultânea, até 16 alunos, num espaço que simula uma sala de aula.

Entre os diferenciais da Unidade estão às tecnologias como o equipamento Banco de Ensaios de Aerogerador que é o primeiro kit didático desenvolvido no Brasil, e que tem como função simular a operação e manutenção de turbinas eólicas de grande porte, o que permitirá a formação de profissionais para atuar nas grandes usinas de geração de energia do estado da Paraíba.

Já no teto existem módulos fotovoltaicos responsáveis pela geração de energia para compensar o consumo elétrico interno. A bancada dos alunos tem infraestrutura, notebook e softwares específicos para o desenvolvimento das aulas de projetos de sistemas de geração solar e eólica. E conta ainda com uma lousa interativa para facilitar o uso das tecnologias educacionais para os docentes do SENAI.

Nos últimos dois anos, o SENAI formou 32 técnicos em Sistemas de Energias Renováveis no interior da Paraíba. Atualmente a instituição está com inscrições abertas para um processo seletivo que vai ofertar 32 vagas gratuitas no município de Campina Grande, para o curso de “Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos”, na modalidade de qualificação profissional, e também para os cursos de “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Rede Elétrica”, e “Tecnologia em Energia Eólica” na modalidade de aperfeiçoamento profissional.

A Unidade Móvel está preparada para oferecer cursos de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos (300h); Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (32h); Tecnologia em Energia Eólica (40h); e Eletricista Instalador para acesso a Energia (160h).

“A Paraíba destaca-se com um potencial significativo para a geração de energias renováveis, tanto de natureza eólica como solar, para tanto, o SENAI PB em parceria com o Ministério Público do Trabalho vem transformando vidas através da nossa Unidade Móvel de Energias Renováveis, estimulando a qualificação para consequentemente gerar trabalho, emprego e renda aos jovens do nosso estado”, enfatizou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Unidade Móvel do SENAI Paraíba estará no Busto de Tamandaré, na Capital, onde serão divulgadas as tecnologias de energias renováveis.

As visitas acontecerão entre os dias 04 e 12/10. Sendo que no dia 11, a visitação será das 18h às 22h. E no sábado, 09, no domingo dia 10, e no feriado do dia 12, o horário será das 16h às 22h. 

Outras Notícias