Compartilhar

Atuação da Rede SENAI de Meio Ambiente no Setor Mineral é discutida em mesa redonda

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 06 de outubro de 2011

Dentro da Programação do VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, e o
Dentro da Programação do VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, e o V Encontro Rede APL mineral, foi realizada nesta quinta-feira, dia 06/10, no auditório da FIEP, em Campina Grande, uma mesa redonda com o tema “Licenciamento e Gestão Ambiental em APLs de Base Mineral que reuniu representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos – IEMA/ES, da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais e da Rede SENAI de Meio Ambiente.
 
Os trabalhos da mesa foram mediados por Flávio Erthal Presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM/RJ, e contaram com a participação de Flavia Karina Rangel (IEMA/ES), Cesarine Souza (CETEC) e Rafaela Proti (SENAI/ES).
 
Na ocasião Rafaeli Proti falou sobre a atuação da Rede SENAI Meio Ambiente nos Processos de Licenciamento e Desenvolvimento de novas Tecnologias para aplicação no Setor de Base Mineral.
 
 “A nossa participação nesta mesa redonda revela uma Integração maior, entre a Rede SENAI de Meio Ambiente e os órgãos fiscalizadores,  e indica ainda as possibilidades de atuação junto, as necessidades e demandas do segmento”, destacou Rafaela Proti, Especialista Ambiental do SENAI-ES.
 
No Espírito Santo, o SENAI presta assessoria e consultoria ambiental para mais de 60 empresas do segmento mineral, visando atender às normas ambientais junto aos órgãos fiscalizadores. E realiza desde o diagnóstico ambiental inicial, passando pelo desenvolvimento do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, do programa de treinamento até que a empresa receba o licenciamento ambiental.
 
A Rede SENAI Meio Ambiente é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, mas está presente em todo o Brasil, e é coordenada pelo SENAI da Bahia. Através da Rede, o SENAI oferece consultoria elaborando diagnósticos com base em modernas metodologias, identificando ameaças e oportunidades e ajudando a implantar projetos e processos mais eficientes nas empresas. São oferecidos pela Rede diversos serviços, entre eles, Consultoria em Meio Ambiente, Monitoramento, Licenciamento e Diagnóstico Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Implantação de Sistema de Gestão Ambiental e Integrado, Programa de Educação Ambiental, Auditoria Ambiental, além de Plano de reuso de Efluentes Líquidos, Georeferenciamento de Dados e Caracterização de resíduos sólidos.
 
Dando continuidade a programação do VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, e o V Encontro Rede APL mineral, na tarde desta quinta-feira, será realizado um Painel com o tema Associativismo e Cooperativismo: Desafios para a Comercialização e o Acesso a Recursos Financeiros em APLs de Base Mineral que será apresentado por Paulo César Resende do Sebrae. Após o Painel será realizada uma mesa redonda  com representantes do Banco do Nordeste, Empreender-PB, do Centro brasileiro de Rochas Ornamentais – Centrorochas, do Banco Bradesco, do Sicoob Credirochas-ES e da COOPERAR/PB.
 
A programação de hoje será encerrada com a divulgação do Prêmio Melhores Práticas 2012, e nesta sexta-feira, dia 07/10, os participantes do evento farão uma visita técnica ao projeto de aproveitamento de quartzito nas cidades de Junco do Seridó e Várzea, e a área minerada de Ouro Velho e a unidade de beneficiamento de quartzito da COOPERJUNCO, e a área minerada na Fazenda Nova da COOPVÁRZEA.

Outras Notícias