Contagem Regressiva para Inova SENAI

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 12 de setembro de 2011

A edição 2011 do Inova SENAI está em contagem regressiva. Os alunos e professores envolvidos com a elaboração dos protótipos já se encontram na fase final de desenvolvimento dos projetos. Os resultados dos trabalhos serão apresentados de 20 a 23 de setembro em Campina Grande, durante a II Mostra Inova SENAI – Etapa Estadual da Paraíba.

Nesse ano, além dos stands dos projetos, o evento também vai contar com palestras, exposições e workshops. A abertura oficial da Mostra será realizada no dia 20/09, a partir das 14h, no auditório da FIEP em Campina Grande. Logo em seguida, começarão as atividades da “2ª Exposição SENAI SESI Parceiros da Indústria na Inovação”, que irá apresentar os resultados parciais de 8 projetos desenvolvidos por empresas paraibanas, no âmbito do Edital SENAI SESI de Inovação.

Na quarta-feira, 21/09, as exposições e mostras continuam durante todo o período da tarde. A novidade do dia ficará por conta do Workshop “Inovação para Competitividade”, que será promovido através de parceria entre a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na quinta-feira, 22/09, a atenção do público estará voltada para o painel “Plano Brasil Maior 2011/2014: Inovar para Competir. Competir para Crescer”. O momento promete ser um dos pontos fortes do Inova SENAI, já que a palestra terá a participação de Marcos Otávio Bezerra Prates (Diretor do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão de obra e Recursos Naturais da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Felipe Giesteira (Coordenador Geral de Acompanhamento de Ações e Programas Especiais, que também pertence ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

No último dia de Inova SENAI, 23/09, as atividades começarão logo pela manhã com duas palestras. A primeira terá como tema “Ações do CNPq na Área de Inovação” e será ministrada pelo professor Cyrio Junior, representante do CNPq. Ainda pela manhã, o Gerente de Inovação do Departamento Nacional do SENAI, Marcelo Gaspar, conduzirá a segunda palestra do dia, com o tema “Implantação da Gestão de Inovação no SENAI”.

A programação de mostras e exposições do evento deverá ser encerrada às 16h do dia 23/09. Na ocasião, também acontecerá a solenidade de premiação dos projetos classificados para representar a Paraíba na Etapa Nacional do Inova SENAI.

O Departamento Regional do SENAI Paraíba selecionou 23 projetos para participar da Mostra em 2011. Os protótipos estão sendo desenvolvidos desde o mês de maio por professores e alunos do SENAI e contemplam as áreas de Mecânica, Eletrônica, Meio Ambiente, Informática, Vestuário, Construção Civil e Couro e Calçados. A principal característica do Inova SENAI é o incentivo à capacidade de inovação tecnológica em prol da indústria.

Outras Informações () 2101-5484.