Compartilhar

Educação Profissional do SENAI PB prepara jovem com deficiência para o mercado de trabalho

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de março de 2021

Em dezembro, Júlio concluiu o curso de Assistente Administrativo

Júlio César tem 33 anos de idade, e mora na cidade de Gurjão, no cariri paraibano. Apesar de ser uma pessoa com deficiência auditiva, sempre foi determinado, e nunca deixou de lutar pelos seus ideais. Em 2020 Júlio se matriculou no curso de Assistente Administrativo, realizado pelo Centro de Tecnologia e Inovação Industrial – CITI/CAM do SENAI, em Campina Grande - PB, na modalidade a distância. 

Com o apoio da instrutora Eurídete Nunes, que adaptou a metodologia de ensino, e a mediação da intérprete Sueidy Lima Pereira, o jovem gurjaense, conseguiu dá um passo importante rumo à profissionalização. No último mês de dezembro ele concluiu o curso e na última quarta-feira, 03/03, recebeu o certificado de conclusão.

O curso de qualificação da modalidade EAD, tem carga horária de 160 horas, e foi acompanhado através da articuladora do Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI, da unidade CITI/CAM, Elisama dos Santos. A proposta do curso é preparar profissionais para a atuação nas áreas administrativas de indústrias e de departamentos comerciais, de acordo com a legislação vigente, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Após a conclusão o profissional estará qualificado a desempenhar tarefas dos departamentos administrativos, contábeis, financeiros, de logística e recursos humanos de empresas. Entre as atividades estão atendimento a fornecedores e clientes, gestão e controle de documentos, preparação de relatórios e planilhas e serviços gerais de escritório.

Por meio do PSAI, o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial promoveu a capacitação de 10 pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do SENAI com a inclusão social através da Educação Profissional. No Programa, o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e materiais didáticos adequados, uma vez que o SENAI promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida.

Outras Notícias