Compartilhar

Em live com Coordenadora Pedagógica do Instituto dos Cegos, Adenize Queiroz, SENAI/PB aborda ‘Educação Inclusiva’

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 07 de maio de 2020

Adenize Queiroz traçou um panorama histórico do tema na sociedade.

Dando continuidade a série de lives, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (SENAI/PB) recebeu, na tarde de ontem (06), a Coordenadora Pedagógica do Instituto dos Cegos de Campina Grande, Adenize Queiroz, para falar sobre Educação Inclusiva na perspectiva do deficiente visual.

O SENAI possui o Programa de Ações Inclusivas (PSAI) e tem o Instituto dos Cegos de Campina Grande como importante parceiro. O objetivo do programa é integrar pessoas com deficiência em suas escolas, com ambientes inclusivos, instalações acessíveis e materiais didáticos adequados, além de docentes capacitados para todos os tipos de situação de aprendizagem.

As pessoas com deficiência sempre foram invisíveis perante a sociedade. Seus espaços sempre lhes foram tirados e quase sempre vistos pelas sociedades passadas como defeituosos e, portanto, sem capacidade para exercer determinadas funções ou até mesmo ter acesso a educação.

O mundo evoluiu e a sociedade, junto com ele, deu grandes passos quanto a isso. As pessoas com deficiência começaram a ser vistas e ter seus espaços garantidos. A educação inclusiva é um conceito da educação atual, que tem o intuito de assegurar o direito de todos à educação, garantindo oportunidades iguais, o acesso e a aprendizagem a todos, valorizando a diversidade social.

Adenize Queiroz traçou um panorama histórico da presença e visibilidade das pessoas com deficiência na sociedade. De acordo com ela, nas primeiras civilizações havia um processo de eliminação, onde as pessoas eram mortas em razão de suas deficiências, já que se pré-julgava que aquela pessoa não estaria apta a sobreviver em uma sociedade que vivia da caça e da pesca. Com o desenvolvimento das civilizações, um novo processo ganhou força, o da segregação, quando na Idade Média, criou-se instituições para que as pessoas com deficiência fossem asiladas e segregadas do resto da população. Somente no final do século passado a sociedade passa a acolher pessoas com deficiência e integrá-las em seus ambientes, começa a dar ênfase ao processo de inclusão.

Segundo Adenize, a eliminação, que acontecia nos primórdios, ainda acontece, mas de forma diferente. “As pessoas com deficiência continuam sendo eliminadas, não mais mortas, mas eliminadas do ponto de vista da garantia de direitos, da garantia de acessibilidade e da garantia de oportunidade. Da exclusão para a inclusão avançamos significativamente, mas precisamos continuar avançando cada vez mais”, afirmou.

Apesar de tantas evoluções, a sociedade ainda precisa de muito tempo para que as pessoas com deficiência possam de fato ter seus espaços garantidos com efetividade. Adenize compara essa inclusão a uma escadaria. “Eu não diria que já estamos no topo, acho que ainda temos muitos degraus a subir, ainda falta muito para que a sociedade de fato reconheça o potencial de uma pessoa com deficiência. Precisamos evoluir muito ainda para subir todos os degraus e chegar no topo dessa escadaria, porém eu não diria que ainda estamos lá embaixo, porque a sociedade já avançou significativamente”, explicou.

Apesar de tantos avanços, Adeilze considera que isso é fruto da luta e da cobrança da lei por uma acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e não pela plena consciência da sociedade, por isso se torna um caminho ainda muito longo a se percorrer para que essas pessoas possam ter maior visibilidade, e consequentemente, uma garantia mais efetiva dos seus direitos e espaços. Para ela, ainda é necessário que seja desconstruído o conceito de que as pessoas com deficiência são limitadas. “Não olhe para a deficiência como um limite, olhe para alguém que é diferente, mas com capacidade. A deficiência não é uma limite, é uma diferença humana”, concluiu.

A série de lives promovida pelo SENAI tem o objetivo de debater e tratar temas relevante sobre o universo da educação. Na última terça-feira (06), Euler Sales e Janildo Sales Figueiredo, Diretor Regional e Gerente Executivo de Educação do SENAI/PB, respectivamente, falaram sobre “Educação Profissional e as Ações do SENAI no Enfrentamento da Covid-19”. Nesta quinta-feira (07), o convidado foi o Coordenador de Negócios de Educação e Tecnologia do SENAI/PB, Francisco Cid, falando sobre “Educação e Tecnologia: Recursos para docentes e alunos” no perfil oficial do SENAI/PB no Instagram.


Texto/Colaboração: Igor Batista


Outras Notícias