Equipe do SENAI PB faz visitas técnicas em empresas de PE para conhecer práticas de empreendedorismo e Inovação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 13 de maio de 2019

Equipe visitou cinco Instituições da capital pernambucana

Com a finalidade de identificar as práticas desenvolvidas de forma integrada pelo setor de Empreendedorismo e Inovação em nível educacional, uma comitiva formada por representantes da Unidade de Educação Profissional – UNIEP do SENAI da PB visitou nos dias 09 e 10 de maio, o Porto Digital, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, o CESAR SCHOOL, o SEBRAE LAB e o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação, na capital pernambucana.

A comitiva formada por Thiego Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais, Vanderson Lucena, assistente Técnico, Luiz do Nascimento, Instrutor Educacional e Francisco Cid Conde Neto, Instrutor Educacional teve a oportunidade de conhecer as rotinas desenvolvidas em cada empresa visitada.

“Através dessas visitas conhecemos práticas que são usadas nestas empresas e que facilitarão o desenvolvimento de um ambiente favorável à criação de novos negócios e que vai estimular a Inovação nas salas de aula do SENAI PB”, ressaltou Thiego Brandão.

No Porto Digital que é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil a equipe conheceu tecnologias e projetos de Inovação. Atualmente o Porto reúne  328 empresas embarcadas, que somam uma massa de mão de obra de cerca de 10 mil pessoas e faturamento que em 2018 ficou em R$ 1,8 bilhão. E é referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que se transformasse num dos principais ambientes de inovação do País.

Já no CESAR- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife os representantes do SENAI tiveram acesso as pesquisas que estão em andamento. o CESAR é um Centro de pesquisa e inovação sem fins lucrativos, que tem sede na cidade do Recife e filiais em Sorocaba, Curitiba e Manaus. O Centro  foi fundado como forma de aproximar a academia do mercado.

Na CESAR School, os membros da comitiva conversaram com professores e alunos sobre as metodologias utilizadas pela escola de Inovação que forma profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade. A formação é focada nos interesses do mercado, tanto no que se refere ao ponto de vista técnico, quanto a habilidades como protagonismo, liderança, teamwork e Autoempreendedorismo.

Outro ambiente visitado pela equipe foi o SEBRAE LAB que é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios.

E encerrando a programação, os representantes da Unidade de Educação Profissional do SENAI PB estiveram no Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), uma unidade do SENAI de Pernambuco que trabalha com projetos de inovação e pesquisa visando o aumento da produtividade e competitividade da industrial brasileira.  Para alcançar tal objetivo, o Instituto desenvolve soluções ágeis e tecnológicas de alta complexidade e valor agregado, aplicadas às necessidades das indústrias.

Informações adicionais sobre a visita técnica podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5374.