Compartilhar

Especialista profere palestra no SENAI sobre o futuro do setor Têxtil e Confecção e lança pós-graduação em Indústria Avançada

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 15 de fevereiro de 2019

A pós-graduação será na modalidade a distância

Empresários do segmento têxtil e confecção de diversas regiões da Paraíba acompanharam na noite desta quinta-feira, 14/02, a palestra “Indústria 4.0: O futuro da Indústria Têxtil e Confecção, proferida pela Especialista em Design de Moda do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – CETIQT, do Rio de Janeiro, Michelle Carvalho.

A palestra foi realizada no auditório do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, em João Pessoa, através da parceria do IST Têxtil e Confecção, da Faculdade SENAI e do CETIQT. Durante o evento, a especialista falou sobre o processo de modernização, que tem transformado todo o setor industrial, com o surgimento da indústria 4.0.

“Ninguém mais vai trabalhar sem tecnologia na indústria 4.0, todo mundo vai caminhar para esse sentido, porque a tecnologia está disponível, já é vendida comercialmente, e agente tem que fazer o uso dela, caso contrário não conseguiremos alcançar outros países que estão correndo na frente e utilizando os recursos da tecnologia 4.0”, enfatizou.

Na ocasião Michelle fez o lançamento do curso de pós-graduação Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, que será realizado pelo CETIQT com o apoio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, com a finalidade de permitir que empresários do setor possam colocar em prática os conceitos da indústria 4.0.

“O curso vai trazer conhecimentos sobre tecnologias emergentes que estão surgindo no mercado industrial como um todo, e que são importantes para o aumento de produtividade, como também para reduzir os erros do processo produtivo. Nosso objetivo é que os alunos egressos do curso tenham mais capacidade de criar soluções para o processo produtivo da empresa que ele trabalha”, explicou Michelle.

O Curso acontecerá em várias cidades do Nordeste, como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN), e ainda na cidade do Rio de Janeiro. A pós-graduação será na modalidade a distância, sendo apenas 20% da carga horária presencial com encontros na sexta-feira à noite, e sábado o dia inteiro. Na Paraíba, os encontros acontecerão nos dias 3 e 4 de maio, em João Pessoa.

“Chamamos esses encontros de imersões porque todos os alunos e professores ficam juntos no mesmo hotel, o que proporciona uma network muito grande entre os participantes da turma. E a escolhe do Nordeste para realizarmos essa pós-graduação tem haver com o polo de indústria têxtil e confecção existente aqui na Região. Sabemos existe uma grande concentração de indústrias desse segmento. E aqui na Paraíba nós temos o IST têxtil e Confecção que está supermoderno e alinhado com o que estamos falando no curso de pós-graduação MBI Confecção 4.0”, justificou.

Segundo a especialista do CETIQT, o curso tem uma metodologia diferenciada, e ao final os alunos apresentam um projeto real de Confecção 4.0 para obtenção do diploma. “Estimulamos a participação dos alunos em sala de aula, porque temos uma metodologia ativa de aprendizagem, onde não só o professor leva novidade para a sala de aula, como temos a expectativa de que o próprio aluno contribua para a formação da turma, e isso é muito engrandecedor. Ao final do curso, nós temos também a apresentação de um projeto real de confecção 4.0, que é o trabalho final de conclusão, e levamos tão a sério esse projeto, que nós temos aula de viabilidade econômica e financeira, uma vez que não queremos que eles desenvolvam projetos de confecção, que não sejam viáveis economicamente, e esses projetos são avaliados por CEO de grandes empresas têxteis e confecção e por membros da FINEP e do BNDES que lançam editais para financiamentos de projetos o que acaba sendo um diferencial do nosso curso”, afirmou.

O curso de pós-graduação Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 tem carga horária de 360h, sendo 288h a distância, e 72h presenciais. As inscrições poderão ser feitas até o próximo mês de março. Informações adicionais podem ser obtidas no site: senaicetiqt.com ou pelo e-mail: [email protected]

Outras Notícias