Compartilhar

Paraíba

Faculdade SENAI realiza exposições de peças construídas no curso de pós-graduação em Modelagem Criativa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 06 de julho de 2023


Exposição realizada na Casa FIEP com peças do vestuário confeccionadas por alunas do curso de Modelagem Criativa da Faculdade SENAI da Paraíba.

A modelagem criativa é uma forma de expressar a identidade e a personalidade do criador e do usuário das peças de roupa. Esse conceito consiste na utilização de técnicas e ferramentas que permitem transformar modelos tradicionais em peças únicas, com linhas e cortes diferenciados, volumes estratégicos e silhuetas estruturadas, buscando conforto e ergonomia das peças. 

A Faculdade SENAI da Paraíba realizou, no último mês de junho, uma exposição na Casa FIEP, em João Pessoa, para apresentar as peças criadas pelas alunas da pós-graduação em Modelagem Criativa. A mostra aconteceu como encerramento da turma. Além disso, também foi realizada uma palestra com o tema “A atuação do modelista no mercado de trabalho”, ministrada pela professora Luciana Silva, que é parte do corpo docente do curso. 

As aulas da pós-graduação em “Modelagem Criativa" são realizadas na Faculdade SENAI, em João Pessoa, e têm duração de um ano. O curso busca capacitar profissionais que atuam na área da moda, como designers, estilistas, empresários ou profissionais que estejam ligados à técnica da costura, desenvolvendo competências relacionadas aos processos de criação e modelagem de peças, com propósito de resultar em produtos inovadores em formas e técnicas. Além disso, o curso também se empenha na realização de ações que alinham a teoria à prática, estimulando os alunos a desenvolverem peças completas inspiradas em tendências do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores. Através do curso, a Faculdade SENAI tem buscado fortalecer  a cadeia têxtil paraibana.

As alunas responsáveis pelas peças expostas são Ana Gabriela da Silva, Beatriz Helena Araújo, Berlian Alves, Bruna Alves, Dyana Barreto, Emily Hypolito, Katiuscia Fonseca, Leticia Ferreira, Liliane Silva, Marluce Oliveira, Pryscilla Medeiros, Raquel Santos, Rebeca Fonseca, Rosana Maria Marques, Rossana Dantas, Samara Cardoso, Sandra Barbosa e Thayra Bertoline.

36º Salão do Artesanato Paraibano

A aluna Letícia Ferreira e a instrutora Grayce de Farias em exposição no Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande.

A mostra também esteve presente no 36º Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande. A turma foi representada pela aluna Letícia Ferreira, em conjunto com a instrutora Grayce de Farias, que foram convidadas para expor as peças desenvolvidas no treinamento para a Olimpíada do Conhecimento, que acontece no segundo semestre deste ano e da qual participarão.

Segundo a Grayce de Farias, foram usadas tipologias artesanais do tipo fuxico e tecido de chita para compor a peça do tipo Trench Coat, um modelo de casaco, que tem elementos da alfaiataria desconstruída. “Confeccionamos um look exclusivo para a ação que leva elementos de alfaiataria, saindo do clássico para desconstruída, e para passear pela tipologia artesanal, intervimos com a produção de fuxicos em chita e algodãozinho, gerando textura e apologia ao artesanal”, explicou Grayce. 

Durante a exposição, Letícia costurou peças em tempo real, demonstrando aos visitantes os processos desenvolvidos para a finalização de uma peça. 


Texto/Colaboração | Igor Batista
 

Outras Notícias