Compartilhar

Inovação e Tecnologia: caminhos para uma educação de qualidade

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 19 de maio de 2020

A educação a distância é o ponto de partida para o uso da modernização

Uma caneta, uma bolsa, uma garrafa. Tudo isso é resultado do desenvolvimento tecnológico, pensando pelo ponto de vista de quem não possuía esses objetos há séculos atrás. Tecnologia é o processo que transforma e que agrega o cotidiano da sociedade. 

Estamos constantemente conectados e a tendência é que as inovações estejam cada vez mais inseridas em nossas vidas. A educação, por exemplo, é uma área que tem absorvido muito os resultados das inovações para integrar aos métodos de ensino e aprendizagem. 

A educação à distância é o ponto de partida para o uso da modernização no ambiente educacional, já que possui uma maior flexibilidade no que diz respeito ao tempo de estudo e atualização do conteúdo. “Simuladores, exercícios online e vídeos podem ser acessados de forma quase que direta por nossos alunos em tempo real, então o futuro é essa realidade de o aluno estar acessando informações em tempo real”, afirmou o coordenador de Educação à Distância do SENAI/PB, Wendell Dantas.

As tecnologias educacionais surgiram há um tempo e estão em constante desenvolvimento para contribuir e facilitar no aprendizado do aluno. O SENAI possui vários mecanismos que auxiliam e contribuem para esse aprendizado no ambiente online como Biblioteca Virtual, aplicativos dos cursos técnicos, ecossistemas virtuais que integram alunos e instrutores, além de várias outras plataformas que tem esse objetivo.  

O “Meu Senai”, por exemplo, é uma plataforma criada em parceria com a Google, onde os instrutores e alunos podem ter acesso a várias ferramentas educacionais como Google Classroom, Google Docs e Biblioteca Virtual do SENAI, sem a necessidade de sair daquele “ecossistema”.  

Ainda segundo Wendell, o futuro do aprendizado é utilizar essas tecnologias para que os alunos possa procurar conhecimento por meio delas. Portanto, as inovações sempre farão parte das nossas vidas e a educação precisa estar em sincronia com essa modernização para oferecer sempre o melhor ao estudante. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

 

Outras Notícias