Compartilhar

Paraíba

Jornada de Transformação Digital: por meio do SENAI, FIEPB promove segunda fase de formação do Procompi

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 09 de outubro de 2025

Voltado a empresários industriais, programa fortalece a competitividade dos negócios e incentiva sua sustentabilidade no mercado


A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SENAI, promoveu nos dias 7 e 8 de outubro a segunda fase de formação para os empresários que estão participando do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Com a missão de fortalecer a competitividade das empresas e contribuir com sua sustentabilidade no mercado, o programa é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae Nacional, e na Paraíba conta com a execução do SENAI. 

Neste ciclo do programa, que tem abrangência multissetorial, cerca de 10 segmentos estão sendo contemplados pelas consultorias do Procompi, cuja missão é estimular a modernização de indústrias de micro e pequeno porte e fomentar um ambiente de inovação nessas empresas. 

Na primeira fase deste ciclo de capacitações, com foco em uma jornada de transformação digital, foram trabalhados com os empresários participantes tópicos como o cenário da produtividade brasileira, o percentual de participação da indústria de transformação no PIB, além de um apanhado geral sobre a industrialização.

Já nesta segunda etapa os temas das consultorias contemplaram tópicos como gestão digital, processos e integração, monitoramento e escalabilidade e o uso da inteligência artificial aplicada à indústria. 

Empresária do setor de calçados em Campina Grande, Karla Acioly destacou os impactos positivos que as consultorias do Procompi já geraram para o seu negócio. “Nós não tínhamos uma identidade visual consolidada na empresa. Então, nesse primeiro momento, identificamos a necessidade de fazer a divulgação da nossa marca, especialmente nas mídias sociais, porque não tínhamos essa visão. Então, estamos aperfeiçoando isso e, nesse segundo momento, também temos a expectativa de que o Procompi nos auxilie na área de gestão, para consolidar isso em nossa empresa”, pontuou Karla Acioly.

Por sua vez, Alda Mercedes, empresária do setor gráfico, também em Campina Grande, ressaltou a nova perspectiva que a Jornada de Transformação Digital do Procompi despertou na gestão da empresa. “A minha visão sobre o meu negócio mudou completamente. Os aprendizados que eu tive aqui me mostraram a importância da digitalização para alavancar e escalar o meu negócio”, afirmou Alda Mercedes.

Conheça o Procompi

Criado em 2000, o programa tem sido, ao longo dos anos, uma importante ferramenta de estímulo à modernização das indústrias de micro e pequeno porte. Para isso, o Procompi utiliza consultorias especializadas, além de promover treinamentos e estimular o acesso a novas tecnologias. 

Em seu ciclo atual, que contempla o período de 2023 a 2026, o programa tem como foco a transformação digital e a sustentabilidade, pilares essenciais para o futuro da indústria. Com isso, o Procompi está pronto para liderar essa transição digital, capacitando e apoiando as micro e pequenas indústrias para que elas possam enfrentar os desafios e acessar as oportunidades da era digital, além de promover novas práticas que proporcionem a sua sustentabilidade no mercado.


Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias