Compartilhar

Novos caminhos para o Ensino e Aprendizagem na era digital

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 08 de maio de 2020

A forma que consumimos informação mudou devido o avanço da internet.

A terceira e última live da semana promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (SENAI/PB) foi ao ar na tarde desta quinta-feira (07). Na oportunidade, o Coordenador de Negócios de Educação e Tecnologia, Francisco Cid, conversou sobre o tema proposto “Educação e Tecnologia: Recursos para docentes e alunos” e acerca das ações que o SENAI desenvolve na área. 

A forma que consumimos informação mudou devido o avanço da internet. Novas tecnologias foram surgindo e assim a mensagem que era passada oralmente de uma pessoa para outra começou a agregar outros valores subjetivos que dão significado ao conteúdo. A Geração Z, que nasceu no mundo digital, vive nas tendências e com possibilidades para diversas realidades. Essa geração, mesmo cercada de informações, precisa estar preparada para utilizar os recursos digitais no aprendizado.

O SENAI sempre teve uma preocupação em oferecer à sociedade mecanismos inovadores para solucionar os problemas que surgem no nosso cotidiano. Os projetos desenvolvidos na instituição e os editais abertos dão oportunidade a estudantes e trabalhadores que desejam fazer a diferença no mundo. Uma iniciativa que tem estimulado a criatividade dos alunos é a Saga SENAI. “Ela é a precursora da educação e tecnologia dentro da instituição. A saga é um conjunto de atividades e programas que a gente faz para desenvolver em nossos discentes e docentes a cultura do empreendedorismo e inovação” explicou Francisco Cid.

A partir dessa iniciativa na educação, surgiram eventos que compõem o cronograma da instituição. O Grand Prix SENAI de Inovação é uma competição de ideias. Já o Desafio SENAI de Projetos Inovadores (DSPI), tem por objetivo fomentar o uso de Metodologia Senai de Educação Profissional e o Inova Senai trabalha com projetos que podem ser absorvidos pela a indústria ou virar uma Startup. As competições são realizadas em todas as unidades do país, separadas em fases. Os estudantes podem competir no nível regional e se ele passar dessa fase concorre a nível nacional.

O Coordenador de Negócios de Educação e Tecnologia já adianta que a instituição está criando uma nova modalidade de competição no mundo digital. “Eu faço parte do grupo nacional que desenvolve os GPs e nós estamos criando uma das maiores competições digitais que esse país já viu. Vai utilizar a mesma tecnologia dos E-sports online para dentro da metodologia SENAI. Totalmente digital que vai conectar jovens do norte ao sul. Fazendo conexão não só de conhecimento, mas de cultura com foco na melhoria da indústria e da sociedade”, afirmou.

Em 2018, outros recursos digitais foram agregados para melhorar o desempenho dos alunos. A parceria com o Google for Education, facilitou a comunicação entre alunos e professores. Os discentes que fazem parte da plataforma “Meu Senai” podem acessar as ferramentas, de forma gratuita, e aproveitar os conteúdos disponibilizados. “Nessa plataforma ele também pode ter acesso ao SENAI Play, a Estante Virtual com mais de 500 livros dos cursos técnicos da escola e ao MarketPlace - Mundo Senai - onde tem uma vitrine com os cursos de todas as unidades. O principal dessa ferramenta é que ela possui uma inteligência artificial chamada Watson que faz seu teste vocacional com uma avaliação completa sobre a profissão que combina com você”, concluiu Francisco.

Se você ficou interessado em algum desses projetos acesse a plataforma Meu SENAI e faça seu cadastro.



Texto/Colaboração: Bruna Martins


 

Outras Notícias