Compartilhar

Presidente da FIEP inaugura Centro de Formação Profissional e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 16 de outubro de 2018

A Paraíba ganhou mais dois importantes espaços voltados à formação

A Paraíba ganhou nesta terça-feira, dia 16/10, mais dois importantes espaços voltados à formação profissional e a oferta de serviços técnicos e tecnológicos para a indústria. Foram inaugurados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, e pela diretora Regional do SENAI PB, Marinalda Adjuto, o Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, na cidade de Caaporã, e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, no Distrito Industrial de João Pessoa.


As solenidades de inauguração contaram com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, que foi homenageado, dando seu nome ao novo Centro do SENAI. Estiveram presentes ainda autoridades políticas, como o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro,o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador, Joás de Brito, e também o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.


“Este momento é ímpar para mim, porque hoje estamos inaugurando duas escolas do SENAI, numa região que costumo chamar, de região do abraço fraterno entre a Paraíba e Pernambuco. Uma região integrada de desenvolvimento, onde estão situadas todas as cervejarias grandes desse país, além da Jeep, a Divix, fábrica de vidros planos, do lado de Pernambuco, e aqui na Paraíba estão as cimenteiras, Brenand, Lafarge, Elizabeth, Intersemente, Votorantim, e muitas indústrias sistemistas da Jeep também vieram pra cá, além disso o Governo do Estado está instalando um Distrito Industrial vizinho aqui ao nosso Centro de Formação Profissional, e tudo isso fez com que pensássemos que era fundamental instalar um Centro do SENAI, em Caaporã”, comentou o presidente da FIEP.


O empresário Francisco Gadelha, justificou porque o Centro recebe o nome de Robson Braga de Andrade. “Não poderíamos deixar de prestar uma homenagem ao presidente da CNI, porque ele deu um apoio incomensurável ao nosso Estado. Nós crescemos demais nesses últimos três anos, eu diria que o investimento total foi de 50 milhões em infraestrutura educacional feito pela CNI na Paraíba. Realmente algo muito significativo, que muito nos orgulha, e por esta razão inclusive também, pelo incentivo que nos deu o presidente Robson Braga de Andrade, não poderíamos deixar de homenageá-lo”, disse.


O Centro do SENAI em Caaporã, possui uma estrutura de automação industrial, conta com a Universidade Chevrolet, onde a GM vem realizando o treinamento dos seus mecânicos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No espaço existe ainda uma estrutura com laboratórios de Informática, e de Instalação Predial Industrial. A proposta do CFP é atender de modo permanente, a região de Caaporã, incluindo as cidades do Conde, Alhandra, Pitimbu, Pedras de Fogo, e até mesmo a cidade de Goiana- PE.


Durante discurso, o presidente da CNI, falou sobre a importância do Centro e agradeceu a homenagem.“Vir à Paraíba é sempre uma alegria. Poder voltar a esse Estado que tem dado um grande exemplo ao Brasil, de homens públicos, de gestão, de que tem trabalhado em prol do desenvolvimento do Brasil, e na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, essa realidade é replicada. A FIEP tem dado toda essa contribuição para o Brasil, para a CNI, para a Indústria Brasileira. Hoje, de maneira especial, me sinto gratificado de estar aqui, pela homenagem que o Francisco Gadelha presta a mim, e a minha família.


Agradeço a todos, e tenho certeza que essa homenagem é de generosidade, de uma pessoa que vem se dedicando de uma maneira muito voluntária ao desenvolvimento da Paraíba. Tenham certeza que essa é uma das homenagens mais bonitas que já recebi, principalmente por se tratar de uma estrutura que vai propiciar a formação de pessoas, a qualificação de jovens, que poderão a partir de agora sonhar com um futuro melhor, para si, para sua família e para o Brasil”, enfatizou Robson Braga de Andrade.


Já no começo da tarde, a comitiva se deslocou até o Distrito Industrial de João Pessoa, onde aconteceu a inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção.


O IST foi estruturado em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil/ SENAI CETIQT, e possui equipamentos modernos como máquinas de Fiação para fibras naturais e sintéticas, Tecelagem plana (Jacquard e quadro de liços), Malharia (Teares circulares eletrônicos) e Estamparia Digital.


Na ocasião, os presidentes da FIEP, e da CNI, juntamente com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, deram o Start num tear a vapor, simbolizando a inauguração da estrutura do Instituto.


“Ao longo dos seus 70 anos o SENAI tem se destacado como o maior fomentador de Educação Profissional, o maior complexo de Formação Profissional da América Latina, tem dado a sua contribuição em todos esses anos de forma inequívoca e fundamental para o desenvolvimento do nosso país, de fato. E o Centro de Formação Profissional vai qualificar os jovens de Caaporã e de municípios do entorno, como os Estados vizinhos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, através do laboratório da GM. Já o Instituto SENAI terá um outro papel importante, porque no momento estamos discutindo a indústria do futuro, e precisamos de estrutura que possa qualificar, e requalificar a nossa mão de obra trabalhadora, porque de fato, o grande desafio é colocarmos os nossos trabalhadores, dentro do que chamamos de Indústria 4.0, e aqui no SENAI teremos um espaço favorável para esse processo”, enfatizou o Ministro.


No Portfólio de serviços do IST, estão consultorias e assessoria em: Implantação de sistemas de produção eco eficientes; Modernização da planta industrial; Gestão da planta industrial; Design de moda e Inovação. Além de ensaios laboratoriais, e Desenvolvimento de produtos e processos com conceito sustentável, e modelagem e adequação às normas vigentes.

Outras Notícias