Projeto aeronáutico desenvolvido pelo SENAI PB é premiado em Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de junho de 2019

Juan recebeu uma comenda de melhor projeto inovador do Congresso

Um projeto de Inovação que utiliza materiais compósitos de fibras especiais na fabricação de aeronaves, com um diferencial de apresentar baixo peso e alta resistência. A ideia apresentada pelo empresário do setor aeronáutico Juan Pinheiro foi desenvolvida pela equipe do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI do SENAI da Paraíba.

Através da parceria com o SENAI, a Stratus Indústria Aeronáutica, sediada em Campina Grande recebeu todo o suporte técnico no desenvolvimento de uma aeronave de alto desempenho, que decolou do hangar da empresa no mês de outubro de 2017.

O projeto foi apresentado pelo diretor da Stratus, Juan Pinheiro, na manhã desta terça-feira, 11/06, no 8º Congresso Brasileiro de Inovação, em São Paulo, e chamou a atenção dos participantes do evento, tanto pela ousadia do empresário que apostou na criação de uma indústria aeronáutica no interior do Nordeste do Brasil, quanto pela tecnologia desenvolvida em parceria com o SENAI, que representa uma redução de custos no processo de fabricação de aviões.

A proposta inovadora foi premiada pelo SENAI Nacional. O empresário Juan Pinheiro recebeu uma comenda de melhor projeto inovador, entre milhares de projetos apresentados no Congresso.

"É imensamente gratificante receber este reconhecimento neste congresso tão importante. As ações e o trabalho em inovação para indústrias aeronáuticas desenvolvidas por nossa empresa receberam grande destaque neste evento", comentou Juan Pinheiro.

Ainda de acordo com Juan é preciso democratizar o conhecimento inovador, para fortalecer o desenvolvimento tecnológico na Paraíba. "Temos um grande desafio com o desenvolvimento tecnológico no nosso Estado da Paraíba, precisamos buscar e promover para todos, o conhecimento inovador, para que o desenvolvimento exista na nossa realidade.", afirmou.

O projeto ainda está concorrendo a outra premiação no Congresso, que será concedida com base na votação dos participantes. O resultado será divulgado no encerramento do evento, logo mais, às 18h30.

O 8º Congresso Brasileiro de Inovação acontece até esta terça-feira, numa ação de promoção a inovação na indústria realizada pela CNI - Confederação Nacional da indústria e Sebrae Nacional - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.