Saúde e Integridade Física estiveram em evidência durante a IV SIPAT do CAM e do CST

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 26 de novembro de 2007

Com o objetivo de integrar e conscientizar os técnicos e instrutores sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física foi realizada nos últimos dias 26 e 27/11, no Centro de Ações Móveis - CAM do SENAI, em Campina Grande, a IV SIPAT/2007. Nesta edição participaram cerca de 70 pessoas, entre técnicos, instrutores e coordenadores do CAM e do Centro de Serviços Tecnológicos – CST do SENAI/PB.

A IV SIPAT foi aberta pelo Coordenador da Unidade de Tecnologia – UNITEC, Maurício Porto, que na ocasião representou a Diretora Regional do SENAI, Gricélia Pinheiro. Em seu discursso, o Coordenador falou sobre a importância da SIPAT, e destacou que nos últimos anos, não aconteceram nenhum acidente, nas escolas do CAM e do CST.

Quem também esteve presente à solenidade foi o Gerente do CAM, Janildo Sales, que falou sobre o crescimento e as conquistas do CAM nos últimos anos, destacando que todo o sucesso é fruto de um trabalho integrado. "Quanto a SIPAT, esse é o último evento que realizamos no ano, e que tem um significado muito grande para todos do Centro, já que nela formamos multiplicadores para as Unidades onde atuamos. Durante dois dias, nossas equipes têm acesso a palestras na área de saúde, com prevenção ao uso de drogas, segurança no trânsito, tudo dentro do contexto deles, e isso só vêm a contribuir com o bem estar de nossa equipe de trabalho", destacou Janildo Sales.

A palestra de abertura foi proferida pelos acadêmicos do 4º período, do curso de medicina da FCM, Ana Maria Anselmo e Isaias Cavalcante que abordaram o tema "Tabus da Saúde – Desmistifique essa idéia".

Em suas exposições, os estudantes destacaram a importância da prevenção para uma vida melhor, e citaram a resistência como fator que prejudica no diagnóstico e tratamento das doenças.

Na ocasião, o Gerente do CAM, Janildo Sales entregou uma comenda, para a Coordenadora do Curso de Medicina da FCM, como forma de agradecimento pela participação no evento, e os estudantes receberam da Coordenadora do CT Moda, Lúcia Nepomuceno, certificados de reconhecimento.

Para a Coordenadora do curso de medicina da FCM, Ana Fábia, o convite para os estudantes participarem da IV SIPAT foi bastante oportuno. "Importante para a Faculdade que exerce o seu papel social e para os nossos alunos só vem a contribuir com a formação acadêmica deles", disse Ana Fábia.

Dentro da programação, os participantes ainda assistiram palestras com o tema " Drogas na Sala de Aula – Como proceder?" com o Delegado da Polícia Civil, Olímpio Oliveira, e outra sobre Saúde Alimentar com o técnico do Programa de Alimentos Seguros do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, Petrônio Gomes de França.

Na IV SIPAT, foi realizada a palestra "Saúde – Atendimento Pré-hospitalar", com o Coordenador do SAMU/CG, Carlos Auriberto Oliveira de Farias. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de discutir temas como "Ética e Cidadania na Empresa" e "Trânsito Seguro". O encerramento do evento foi marcado por um momento de lazer, com ginástica na empresa e futsal para os participantes.

Informações: () 3331-3501

Fotos: Silvia Nogueira (UNICOM - FIEP)