Compartilhar

Sem fronteiras, SENAI leva Educação Profissional aos lugares mais distantes da Paraíba

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 14 de junho de 2019

As Unidades atendem todas as regiões do Estado do litoral ao sertão

Na pacata cidade de São José do Brejo do Cruz, no alto sertão da Paraíba, apenas 10% da população total de 1.791 habitantes tem uma ocupação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O município localizado há mais de 400 km da capital João Pessoa, tinha no último censo, 51,3% da população com rendimentos mensais de até meio salário mínimo.

Nessa realidade marcada pela escassez de oportunidades de trabalho, e falta de cursos de qualificação, o SENAI tem conseguido mudar o panorama econômico e social, levando oferta de cursos para a população, nas mais diversas áreas, com destaque para a Construção Civil.

Antônio Marcos Targino, morador do município encontrou num curso do SENAI, a oportunidade de se profissionalizar. Em 2011, uma Unidade Móvel da Instituição esteve em São José do Brejo do Cruz, encantando com a estrutura ele procurou logo se inscrever no curso de pedreiro de alvenaria, oferecido através da parceria entre o SENAI e a Prefeitura local.

De Pedreiro a Secretário Municipal de Infraestrutura, o ex-aluno do SENAI Paraíba atribui sucesso profissional a formação que recebeu na Instituição. “Sempre me identifiquei com a área da Construção Civil, cheguei a me formar em Comunicação Social, fiz pós-graduação em psicopedagogia, mas encontrei a realização profissional nos canteiros de obras. Quando fiquei sabendo que o SENAI estava oferecendo o curso de pedreiro de alvenaria aqui no município me matriculei, e ao concluir fiz outros cursos na área como o de pintor, eletricista, instalador hidráulico e aplicador de revestimento cerâmico. Com a formação que recebi no SENAI não demorou para as oportunidades começarem a surgir, primeiro fiz minha casa e depois comecei a ser procurado pelos amigos que pediam para eu construir casas e fazer pequenas obras”, comentou Antônio Marcos.

Atualmente, Antônio Marcos ex-aluno do SENAI, é secretário de Infraestrutura da cidade onde mora, e mesmo à disposição da gestão municipal, continua trabalhando na Construção de casas no sertão paraibano.

“Hoje no cargo de secretário de infraestrutura, utilizo bastante o conhecimento que recebi nas aulas do SENAI, e mantenho as atividades na construção civil, coordenando uma equipe de pedreiros que trabalha na construção de casas em nossa região. Muitas vezes sou procurado para construir imóveis em outras cidades da Paraíba, e engenheiros civil me convidam para fazer trabalhos”, conta. “Afirmo com todas as palavras que todo o sucesso na minha carreira profissional se deve ao SENAI, que colocou bons professores para compartilhar conhecimento comigo, e me ofereceu aulas teóricas que embasaram minha profissionalização”, conta emocionado Antônio Marcos.

Assim como ele, milhares de paraibanos conseguiram se profissionalizar através dos cursos oferecidos pelo SENAI nas Unidades Móveis, que se deslocam até os municípios mais longínquos do Estado, desbravando territórios, com a finalidade de dar oportunidades para quem convive com as limitações de morar distante de um Centro que ofereça profissionalização.

Toda formação oferecida nas Unidades Móveis acontece pelo empenho de profissionais como o instrutor, Paulo André da Silva. Há 06 anos, ele viaja pelos recantos da Paraíba, compartilhando conhecimentos na área da construção civil. O instrutor já percorreu mais de 10mil km no Estado e esteve em cerca de 20 municípios, onde ministrou cursos de instalador Hidrossanitário (água quente e fria, esgoto) pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa e de box estrutural, além de vidraceiro, aplicador de revestimento cerâmico, e o curso Técnico de Processo Construtivo.

Ao longo dos 06 anos, o professor formou cerca de 700 alunos e fala da alegria de ver pessoas que não tinha uma profissão, hoje ter um trabalho, e se destacar no mercado da Construção Civil. “Levar profissionalização para lugares distantes, ser um agente multiplicador do conhecimento, e ver pessoas que não tinham uma perspectiva se transformar num profissional de destaque no mercado de trabalho, é o melhor retorno que tenho. Viajamos o ano inteiro, visitando cidades carentes de profissionais, de acesso a informação, e ao conhecimento, e depois que concluímos uma turma, e retornamos para oferecer outros cursos naquele município, encontramos ex-alunos empregados e com uma vida nova, isso demonstra o poder de transformação da educação profissional que o SENAI oferece”, afirmou o instrutor.

Os números comprovam o compromisso do SENAI com a Educação Profissional, só em 2018, 1001 alunos foram formados/capacitados/qualificados através das unidades móveis, que percorreram as seguintes cidades: Alagoa Nova, Alcantil, Bayeux, Campina Grande, Casserengue, Curral Velho, Frei Martinho, Guarabira, João Pessoa, Juazeirinho, Monteiro, Ouro Velho, Patos, Pombal, Prata, São José do Brejo do Cruz e Sousa.

Atualmente, o SENAI da Paraíba dispõe de 60 unidades móveis que oferecem serviços de educação, capacitação e formação de profissionais.

As Unidades itinerantes da instituição oferecem oportunidades nas áreas de: alimentos e bebidas, calçados, construção civil, eletroeletrônica, energias renováveis (em concepção), refrigeração e climatização e automotiva equipadas com máquinas, materiais didáticos, salas de aula e laboratórios.

Em 2019, o SENAI projeta oferecer seis mil vagas em cursos gratuitos e mais de 11 mil em cursos pagos em toda a Paraíba. Até o último mês de maio, cerca de três mil pessoas estavam matriculadas em cursos de formação inicial, continuada, e de capacitação oferecidos nas unidades móveis - carretas e laboratórios didáticos móveis.

No momento, entre turmas concluídas e em andamento, são 917 alunos formados/capacitados/qualificados pela instituição nas cidades de Alagoa Nova, Barra de Santa Rosa, Belém, Cajazeiras, Coxixola, Divinópolis, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Patos, Pocinhos, Pombal, queimadas, São Vicente do Seridó e Sousa.

As Unidades Móveis atendem todas as regiões do Estado do litoral ao sertão, são cerca de 50 municípios sendo atendidos atualmente, num universo de 223 da Paraíba, recebendo a profissionalização, que chega transformando a realidade socioeconômica de muitas cidades, e mudando a vida de muitas famílias que passam a ter emprego e renda garantidos.

Informações adicionais sobre o atendimento realizados pelas Unidades Móveis do SENAI PB, podem ser obtidas através do telefone: 3182-0231/3182-0222.

Outras Notícias