Paraíba Indústria

SENAI atende cerca de 25 empresas com a consultoria de implantação das normas do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, em 2023

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 13 de dezembro de 2023

A perspectiva é que em 2024 haja um crescimento dos atendimentos. Das empresas atendidas, sete já conseguiram a certificação.

O PBQP-H é um programa que propõe-se a organizar o setor da Construção Civil em torno da melhoria da qualidade por meio da modernização produtiva

O SENAI Paraíba, em seu portfólio de serviços, oferece às empresas diversas consultorias com o objetivo de apoiar o setor produtivo em relação à melhoria dos processos, da qualidade, da produtividade e da competitividade, utilizando metodologias e ferramentas adequadas às necessidades individuais.

Entre as consultorias realizadas pela instituição, estão os atendimentos consultivos na área do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que busca orientar e assessorar empresas do setor da Construção Civil na implantação do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), sistema de certificação de gestão da qualidade, direcionado a construtoras e usado como pré-requisito para aquelas que têm a intenção de participar de programas habitacionais financiados pelo Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida.

O serviço de implantação do PBQP-H é ofertado pelo SENAI em toda a Paraíba, dando condições de atendimento ao segmento da Construção Civil em todo o estado, a partir de uma metodologia própria. Segundo o SENAI, a demanda pelo serviço apresentou melhoras em 2023 e existem perspectivas de crescimento para 2024. Este ano, foram realizados atendimentos a cerca de 25 empresas do segmento com a consultoria de implantação do PBQP-H, das quais sete já conseguiram a certificação. Entre elas, está a NSF Construção LTDA, que foi a primeira a ser certificada no programa em todo o Sertão paraibano, o que representa uma expansão do setor no estado.

A consultora do SENAI Paraíba, Riveka Monteiro, esteve em Boa Vista, Roraima, participando de um evento sobre certificação e selos de sustentabilidade na construção.

Para o empresário, Filipe Gomes de Araújo, representante da NSF Construção, o SENAI foi extremamente importante para ajudar a posicionar a empresa no mercado paraibano. “Esses meses de consultoria culminaram em bastante aprendizado, e com isso a NSF está sendo bem vista pelos órgãos públicos, e hoje é a primeira empresa do Sertão a ser certificada pela certidão PBQP-H, o que nos trouxe muita visibilidade e credibilidade no mercado da Construção Civil. Nos tornamos uma empresa bem posicionada e a consultoria nos trouxe muita informação sobre como uma grande empresa deve se manter no mercado”, destacou o empresário.

Através de uma parceria, realizada desde 2020, com o SENAI do Mato Grosso do Sul e com a Rede Nacional do SENAI de Construção Civil, o departamento regional da Paraíba atendeu a empresa MAR Engenharia, de Três Lagoas, MS, e atualmente está em atendimento com a SESCO Engenharia, em Campo Grande, capital mato-grossense, levando os serviços para além das fronteiras paraibanas.

As consultorias do SENAI Paraíba são realizadas por profissionais qualificados, que utilizam abordagens práticas e personalizadas de acordo com as características de cada empresa. No caso do atendimento consultivo no PBQP-H, as empresas têm a possibilidade de conseguirem orientações necessárias para seguirem com o processo de certificação, o que colabora diretamente com o crescimento do setor da construção na Paraíba.

O PBQP-H propõe-se a organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade, por meio de obras marcadas pela segurança e durabilidade, e da modernização produtiva que estimule a competitividade do setor através de soluções que reduzam os custos e o déficit habitacional.

A consultora do SENAI Paraíba, Riveka Monteiro, esteve recentemente em Boa Vista, Roraima, no Encontro de Negócios: Construção Sustentável, onde participou de um painel sobre certificação e selos de sustentabilidade na construção, direcionado a empresários do setor e profissionais da área, apresentando o PBQP-H e a importância do atendimento consultivo nesta área. Além de Riveka, o representante da equipe da Unidade de Tecnologia do SENAI Paraíba, Thiago Sabino. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre SENAI e Sebrae para possíveis atendimentos em rede, bem como transferência de conhecimento e tecnologias.

Texto/Colaboração | Igor Batista