SENAI comemora Dia da Construção Civil oferecendo qualificação para o Setor

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 26 de outubro de 2011

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia da Construção Civil. Um dos segmentos que mais cresce no paí
No dia 25 de outubro é comemorado o Dia da Construção Civil. Um dos segmentos que mais cresce no país, o setor impulsiona a economia nacional e a empregabilidade de muitos brasileiros. De acordo com o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo - Sinduscon-SP, o setor pretende registrar taxas de crescimento anual de 4,5% a 5%, nos próximos cinco anos.

Passando por um processo de modernização, com altos investimentos e impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, o setor percebe as mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos, inovações e melhoria dos materiais empregados nos seus processos construtivos. Com a consolidação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H em seus níveis evolutivos, D, C, B e A, a princípio no subsetor de Edificações e depois ampliado para as áreas de saneamento e pavimentação. Assim, adequando-se aos padrões de produtividade “Classe Mundial” com a certificação nível “A”, em conformidade com a ISO 9001, e conseguentemente, implantação das Boas Práticas nos canteiros de Obra.

Neste contexto e buscando suprir as necessidades do mercado de trabalho, o SENAI da Paraíba, através da Escola da Construção Civil, em Bayeux e do Centro de Ações Móveis - CAM, em Campina Grande promove ações de qualificação, capacitação e formação de novos profissionais sintonizados com as necessidades do setor, em várias regiões do Estado, como Patos, Sousa, Cajazeiras, Monteiro, São Bento e outras. Dessa forma, atendendo a indústria da construção civil de forma eficiente.

Outra ação do SENAI/CAM para atender ao setor é o Serviço de Transferência de Tecnologia, que por intermédio das Consultorias em qualificação nas construtoras, prepara as empresas para certificação nos níveis evolutivos do PBQQ-H.

Para o Instrutor Educacional Técnico em Construção Civil, Fábio Remy de Assunção Rios, o crescimento significativo da construção civil trouxe desafios para o setor. “Para se adequar a expansão da construção civil, as empresas sentirão a necessidade de modificar a gestão dos negócios e ser mais intensiva em tecnologia para atender a alta demanda e suprir à falta de mão de obra, através do incentivo a qualificação dos trabalhadores”, ressaltou.

Informações adicionais sobre as ações do CAM podem ser obtidas através do telefone: () 3182-0206.

Colaboração/Texto: Michelle Assis.