SENAI e PlanTeq oferecem cursos de qualificação profissional

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 24 de outubro de 2011

Proporcionar oportunidade de melhoria da qualidade de vida e promoção da cidadania. Estes são os propósitos do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeq. A iniciativa do Governo Federal e do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, disponibilizará cursos de qualificação profissional através de empresas com notória especialização na área de qualificação profissional, como instituições de ensino superior, escolas técnicas, unidades do Sistema S, centros de formação profissional e outros órgãos ou entidades governamentais, não-governamentais ou intragovernamentais, que beneficiarão trabalhadores sem ocupação cadastrados no Sistema SINE, trabalhadores rurais, domésticos e autônomos.

Desde a implementação do plano, em setembro, o SENAI participa intensamente do novo programa. No Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande, mais de 100 trabalhadores que respondem aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa, como estar inscrito no Sistema Nacional de Emprego (SINE), ter idade mínima de 16 anos e estar desempregado ou sob risco de desemprego, estão sendo qualificados em um dos 7 cursos cadastrados. Mecânico Eletricista de Automóveis, Padeiro/Confeiteiro e Eletricista Instalador de Prédios são exemplos de cursos oferecidos, cada um com carga horária de 200 horas.

Edivan Lima Silva, que está matriculado no curso de Mecânico de Manutenção de Motocicletas, conta que está desempregado há 6 meses. Tendo trabalhado durante 14 anos em ambientes distintos, como serigrafia e o maquinário fabril, Edivan viu na mecânica uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. O estudo da área, com a qual nunca teve contato profissional, vem lhe despertando a curiosidade e a vontade de abrir o próprio negócio. ‘’A gente precisa de experiência, para depois poder investir. Não digo isso agora. Vou estudar, procurar entrar numa empresa de renome, conhecer bem a área. Aí sim, vou abrir meu próprio negócio. Vou fazer valer a pena o tempo em que eu corri atrás - e um certificado do SENAI fortalece qualquer currículo’’, diz.

Os cursos do PlanTeq estão sendo ministrados em todo o país de forma totalmente gratuita, incluindo-se lanche, vale-transporte diário  e material didático. Ao final do curso, os trabalhadores receberão um certificado de participação caso tenham concluído, no mínimo, 75% da carga horária total e possibilidade de encaminhamento para o mercado de trabalho.

Informações adicionais pelo telefone: () 3182-3700.

Colaboração/Texto/Fotos: Evelinne Dourado.