SENAI e Tecumseh realizam Palestra sobre Refrigeração

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 05 de setembro de 2011

Na sexta-feira, 25 de agosto, o SENAI Stenio Lopes e a empresa Tecumseh, fabricante de compressores herméticos para refrigeração, promoveram uma palestra sobre Técnica Comercial de Compressores e Unidades Conservadoras. Participaram do evento em Campina Grande alunos do Curso Técnico em Refrigeração da Escola, docentes da área de eletroeletrônica, microempresários de diversos ramos comerciais e funcionários de empresas autônomas.

Pontos como identificação, defeitos e aplicações dos compressores, componentes elétricos e suas aplicações, selecionamento de unidades condensadoras, balanceamento dos sistemas de refrigeração, ferramentas e lançamentos foram abordados por Anderson Oliveira, Engenheiro de Aplicações da Tecumseh e palestrante da noite. ‘’O mercado da refrigeração está em franco desenvolvimento no Brasil, em especial no Nordeste. Este é um mercado para se investir, já que vem crescendo proporcionalmente ao desenvolvimento da China’’, disse.

O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes é a quinta unidade do SENAI em todo o Brasil a receber a palestra Técnica de Refrigeração da Tecumseh, através do trabalho de divulgação dos engenheiros da empresa em escolas técnicas em todo o país. Eduardo Barbosa, Instrutor do curso Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI, explicou a importância de palestras como esta para estudantes e profissionais da área. ‘’Os participantes puderam visualizar o futuro promissor da refrigeração comercial no Brasil. Devido a diversos fatores, como o aquecimento global, os ambientes passaram a necessitar de refrigeração. A área é realmente promissora’’, afirmou.

O Curso está com uma turma em andamento, com término previsto para o ano que vem. Para 2012 haverá novas turmas para o Técnico e para o curso de Qualificação. Já as aulas dos novos cursos Técnicos do SENAI Stenio Lopes se iniciarão no próximo dia 12 de setembro. A carga horária e o período de estágio variam, a depender da área: Técnico em Mecânico – 1260+400, Técnico Tem Eletroeletrônica – 1200+400, Técnico em Segurança no Trabalho – 1200+200 e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – 1000 horas, sem estágio. As matrículas já estão abertas.

Para solucionar dúvidas ou adquirir outras informações, ligue para 3182 3700 ou 3182 3709.

Colaboração/Texto/Foto: Evelinne Dourado