SENAI inicia cursos para apenados da Paraíba

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 16 de agosto de 2011

Iniciando as atividades do Termo de Cooperação Técnica assinado em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o SENAI da Paraíba realizou nessa segunda-feira, 15/08, a aula inaugural do curso de Impressor Serigráfico. Cerca de 30 detentos estão participando das aulas, que acontecem nas instalações da Penitenciária de Segurança Máxima em Campina Grande.

Através dessa ação, o SENAI pretende capacitar até dezembro de 2011 aproximadamente 400 apenados da Paraíba, o que representa 5% da população carcerária do Estado. Os detentos terão a oportunidade de participar dos cursos de Operador de Microcomputador, Instalador Hidrossanitário, Instalador Elétrico Residencial I, Confeccionador de Bolas de Couro, Confeiteiro (Pizza) e Impressor Serigráfico.

Além de Campina Grande, o projeto será desenvolvido em unidades prisionais das cidades de João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Santa Rita. Já na próxima quinta-feira, 18/08, começarão as aulas do Curso de Instalador Elétrico Residencial para apenados do Presídio Padrão de Cajazeiras.

Natural de Campina Grande, o detento Antonio Marcos, 30 anos, cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima da cidade desde setembro do ano passado pelo crime de assalto à mão armada. Empolgado com as aulas de Serigrafia, ele disse que deseja construir uma nova vida após sair da detenção. “Estou muito feliz com essa oportunidade de aprender uma profissão. Espero que as portas se abram lá fora para que eu possa mostrar à sociedade que mesmo aqueles que já erraram uma vez, também podem ter direito a uma segunda chance”, comentou.

De acordo com a Diretora Regional do SENAI/Paraíba, Maria Gricélia Pinheiro de Melo, a Instituição tem como grande compromisso o fortalecimento da educação profissional. Para ela, só através da educação será possível transformar a realidade dos apenados. “O SENAI quer levar esse exemplo para todo o Brasil como algo que é possível acontecer. Não importa em que condição o paraibano esteja, o que realmente vale é a vontade de aprender e de transformar sua vida através da educação”, completou.

Depois do pontapé inicial dado pelo SENAI/PB, outras Instituições paraibanas também começaram a aderir à causa da capacitação profissional nos presídios, como é o caso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nessa segunda-feira, 15/08, a UEPB assinou acordo com a SEAP para criação de bibliotecas e salas de aula nas penitenciárias do Estado.

Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5484.