Compartilhar

SENAI PB implanta programa visando ganho na qualidade do ensino e otimização de recursos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de janeiro de 2019

O Lean Educacional é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI

Com a proposta de aumentar a produtividade dos alunos nos laboratórios práticos através da otimização de processos, o SENAI PB implantou no ano de 2018, em três unidades do Estado o Lean Educacional.

O Lean Educacional é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, focada na eliminação dos desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, aumentando a qualidade do ensino e otimizando recursos.

Na Paraíba, o Programa foi aplicado em cinco etapas com o apoio da diretoria regional do SENAI. A implantação começou com a capacitação dos Líderes dos Projetos de cada unidade, em seguida foi realizada a coleta e análise de dados para definição das soluções dos problemas identificados, na sequência foram aplicadas as ferramentas Lean, e realizada a Semana Kaizen. Após essas etapas houve o período de adaptação dos alunos e instrutores e realização das melhorias contínuas e finalizando foi realizada uma nova coleta para apresentação final dos resultados obtidos com o projeto.

No Estado, o Lean Educacional foi aplicado no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, e no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, e no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, ambos localizados em Campina Grande.

A proposta fundamental foi aplicar soluções simples, de baixo custo, usando os recursos da própria Unidade Operacional para alcançar resultados rápidos que resultem em ganho de produtividade do ensino nas aulas praticas nos laboratórios da instituição.

O trabalho desenvolvido com o apoio de instrutores e dos próprios alunos gerou resultados positivos para o corpo docente e discente da instituição, como por exemplo, redução de 53% da movimentação do aluno, no âmbito dos laboratórios, R$ 25 mil de economia com a redução de máquinas, ganho de tempo, com a redução de 71% em atividades que não agregam valor, redução de 47,5% das atividades que não agregam valor, redução da área utilizada gerando uma economia de R$ 68.600 para o SENAI, e o melhor de tudo um aumento de 73,5% em atividades que agregam valor, contribuindo de forma decisiva para o aumento do aprendizado.

Entre os setores beneficiados pela implantação do Lean Educacional na Paraíba, estão a Metalmecânica, Mecânica Automotiva, Panificação, Vestuário e Soldagem. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5302.


Outras Notícias