Paraíba

SENAI PB inicia nesta segunda a Semana de Inovação e Empreendedorismo

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de novembro de 2023

Programação acontece nas unidades da instituição em João Pessoa, Caaporã, Bayeux, Campina Grande e Sousa

Foi dada a largada da semana SENAI de Inovação. A programação que acontece em todos os estados do Brasil abordará a Inovação e o Empreendedorismo na Educação Profissional. As atividades serão realizadas desta segunda, 06 até a próxima sexta-feira, 10/11 e são abertas ao público.

Na Paraíba, a abertura aconteceu em Campina Grande, no SENAI Prata com um bate-papo sobre “A inovação daqui é arretada” que reuniu os alunos vencedores da Mostra Inova SENAI que representarão a Paraíba na fase Nacional, em 2024.

Em seguida aconteceu uma palestra sobre “Como fazemos Inovação?”, com o representante do Sebrae Inspira, Lucas Teixeira. A programação foi transmitida online.

Já nesta terça-feira, 07, o evento acontece no ambiente do SENAI Lab, em Bayeux, com uma oficina de prototipação, que terá a participação dos alunos participantes do Desafio SENAI de Projetos Integradores.

No dia 08, as atividades serão, em Bayeux, onde acontecerá a partir das 08h, uma oficina de prototipação com Lego na Construção Civil. As 09h, no SENAI Distrito Industrial, em Campina Grande será realizada uma oficina de Prototipagem com Pappershoes, as 14h, uma oficina de impressora 3D no SENAI e às 13h acontece um bate-papo sobre inovação com alunos do SENAI de Bodocongó.

Na quinta-feira, 09/11, a programação começa às 07h30, no SENAI em Bodocongó, com uma oficina Smart 4.0. Já às 08h, serão realizadas duas oficinas, uma de Lego, no SENAI Prata, e outra de Impressora 3D, no SENAI Distrito Industrial. A partir das 13h, no SENAI em Bodocongó, acontece uma palestra sobre o tema: “Inovar na prática: criando oportunidades”. No mesmo horário ocorrerá, na cidade de Sousa, uma palestra sobre o Hub de Inovação, Dinovale. Já às 14h acontece em Caaporã, uma Feira de Inovação, e às 15h, uma capacitação Smart 4.0, na cidade de Sousa.

Encerrando a semana SENAI de Inovação, na sexta-feira, 10, das 07h às 13h, acontecerá uma oficina de prototipação, no Distrito Industrial, em João Pessoa.

O evento faz parte da Saga SENAI de Inovação, uma iniciativa que visa aproximar os alunos do SENAI da realidade da indústria e estimular o pensamento crítico e a cultura da inovação dentro das escolas da instituição.

A Saga é composta por diferentes ações, que ultrapassam os limites da sala de aula, entre elas o Grand Prix SENAI de Inovação, onde os alunos se dividem em equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias. Sob a orientação de um docente, os estudantes participam de uma verdadeira maratona de inovação e, em um curto espaço de tempo, prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria.

Para acompanhar como foi o primeiro dia do evento, acesse o link: https://www.youtube.com/live/KCKgOopa6Ec?si=z5f7UX4vo53J-SA2(Palestra) e https://www.youtube.com/live/0OgsTxI4atk?si=GZwKQ7wqvvfMsaps (Bate-Papo).