SENAI realiza Palestra sobre o Programa 5S’s

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 08 de junho de 2011

O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Unidade do SENAI em Campina Grande, realiz
Competitividade. Palavra que exige das empresas avanços contínuos na qualidade e produtividade, de modo a conseguir expandir e manter o seu mercado consumidor. Ao conduzir os negócios, muitas vezes, é preciso que haja mudanças comportamentais, por parte dos empresários e também dos funcionários.

Nesse contexto, o Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Unidade do SENAI em Campina Grande, realizou no dia 20 de maio, uma palestra direcionada à empresa Tubofio – Artefatos de Papel e Papelão Ltda., com o tema “Programa 5S”.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os dirigentes, administradores e colaboradores, a (re)educação de hábitos do dia a dia por meio de mudanças simples, sem grandes investimentos e com resultados em curto prazo, garantindo os avanços do processo produtivo.

A palestra foi proferida pelo Psicólogo e Consultor do SENAI, Washington Pessoa Diniz, que discutiu o Programa mostrando os benefícios, e como se dá o processo de implantação, de forma a garantir progressos na empresa.

Criado pelos japoneses, e consolidado na década de 50, o “Programa 5S” é utilizado para difundir o Sistema de Qualidade Total dentro de uma empresa. Constitui-se de uma técnica gerencial que possibilita melhorias na organização, como: manter o ambiente limpo, harmonizar as relações pessoais, combater eventuais perdas e desperdícios e assim, contribuir para o desempenho das atividades, aprimorando e mantendo a qualidade na produção.

O Programa é aplicado por meio dos serviços técnicos e tecnológicos do SENAI, visando melhorias no processo produtivo. “A gestão pela qualidade nas organizações processa-se na direção da mudança, incluindo o Programa 5S como alavancador da implantação de sistemas que garantam essa qualidade”, disse Washington Pessoa.

Outras informações pelo telefone () 3182 3700.

Colaboração/Texto/Foto: Raquel Macedo