SENAI vai capacitar apenados da Paraíba

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 09 de agosto de 2011

Reconhecido como uma das mais importantes Instituições de Educação Profissional, o SENAI também é referência no cumprimento de ações que promovem a Responsabilidade Social. Prova disso são as ações permanentes de reintegração sócio-cultural das pessoas.

Dentro desse contexto, o SENAI da Paraíba e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), firmaram um acordo nessa segunda-feira, 08/08, que visa capacitar profissionalmente cerca de 5% dos apenados paraibanos. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Presidente do Conselho do SENAI/PB, Francisco de Assis Benevides Gadelha, e o Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Harrison Alexandre Targino.

Através dessa parceria, o SENAI vai oferecer de forma gratuita os cursos de Operador de Microcomputador, Instalador Hidrossanitário, Instalador Elétrico Residencial I, Confeccionador de Bolas de Couro, Confeiteiro (Pizza) e Impressor Serigráfico.

Os cursos serão ministrados dentro das unidades prisionais das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Santa Rita, Patos e Cajazeiras. Poderão participar das aulas os apenados que apresentam bom comportamento e que cumprem regime semi-aberto.

As primeiras ações desse acordo já começam em Campina Grande na próxima segunda-feira, 15/08. A estimativa é de que os cursos sejam desenvolvidos nos presídios até dezembro de 2011. As ações do acordo serão gerenciadas pelas Unidades Operacionais do SENAI Stenio Lopes, Escola da Construção Civil e Centro de Ações Móveis.

Segundo o Presidente do Conselho do SENAI/PB, Francisco de Assis Benevides Gadelha, o pensamento de capacitar os apenados vem se espalhando por toda a sociedade e a Paraíba sempre está na vanguarda desses acontecimentos. “Nós temos o prazer de formatar esse convênio. São 24 turmas que nós vamos treinar e isso já é um bom começo. Essa é a colaboração que nós queremos emprestar ao Estado, buscando desenvolver melhores oportunidades para aqueles que vão ser reinseridos na sociedade”, comentou.

Para o Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Harrison Alexandre Targino, a parceria entre SENAI e SEAP vai permitir que os apenados possam voltar ao convívio social numa perspectiva de vida saudável. “Nós apostamos na busca de garantir melhores condições de reinserção social para os que hoje estão apenados. Facilitar-lhes uma condição de capacitação pessoal para o trabalho é facilitar a reinserção social saudável como preconiza a lei”, completou.

Outras informações pelo telefone: () 2101-5484.