
Cinco alunos da educação profissional do SENAI Paraíba irão representar o estado, esta semana, na última seletiva nacional da WorldSkills Brasil 2025, que será realizada em Brasília entre os dias 24 e 28 de setembro. Considerada a maior competição de educação profissional do mundo, a iniciativa não só valoriza e estimula o talento dos jovens competidores, como também selecionará os alunos que representarão o Brasil na etapa mundial do torneio.
Para este momento da competição, os representantes da Paraíba serão os alunos Izak Araújo (Aplicação de Revestimentos Cerâmicos), Arthur Gustavo Lemos (Robótica Móvel), Isaque de Lima (Robótica Móvel), Dayana Alves (Tecnologia da Moda) e Monalisa Vitória Araújo (Design Gráfico).
Representando o grupo, Monalisa Araújo fez a entrega simbólica do uniforme que será utilizado pela delegação paraibana durante a competição ao presidente da FIEPB, Cassiano Pereira. Na ocasião, o presidente destacou que investir em educação é uma das prioridades deste novo tempo que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba vivencia.
“Além de contribuir com a formação dos nossos jovens, investir em educação também significa investir no futuro, com profissionais mais preparados para antecipar tendências e enfrentar os desafios que são apresentados pelo mercado e pela sociedade. Por essa razão, vamos seguir ampliando os nossos investimentos em educação, para que mais alunos tenham oportunidades como essa, de aprender e demonstrar o seu potencial em uma competição importante e reconhecida como é a WorldSkills”, pontuou Cassiano Pereira.
Aluna do SENAI Prata, em Campina Grande, Vitória Araújo falou sobre as expectativas para a competição. “Foram três anos de treinamento intenso para esse momento. Então, o que acontecer vai ser o meu melhor, independente do resultado. Estou muito feliz de ter chegado até aqui, de competir com os outros estados e representar a Paraíba”, afirmou a estudante.
Ainda falando sobre a sua evolução no curso de Design Gráfico Editorial, a jovem aluna destacou a importância da instituição para a sua formação profissional. “O SENAI abriu portas para mim desde o começo, quando iniciei o curso. Ele me norteou bastante sobre o que eu queria fazer na minha carreira profissional e abriu uma porta imensa para aquilo que eu queria seguir”, acrescentou Vitória Araújo.
Medalhas de excelência
Antes da última seletiva em Brasília, a WorldSkills Brasil 2025 já promoveu outras etapas desta fase nacional, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. E os resultados já foram positivos para a Paraíba, que participou dessas etapas com quatro alunos e conquistou duas Medalhas de Excelência.
Concedidas aos estudantes que atingem desempenho superior ao padrão internacional de qualidade, a medalha que enaltece o nível técnico dos competidores nas provas foi conquistada pelos alunos Pedro Ramos de Oliveira (Desenho Mecânico CAD) e Luan Guilherme Dias (Instalações Elétricas).
Sobre a competição
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os alunos disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.
O objetivo é promover o intercâmbio entre jovens profissionais de todo o mundo, estimular a troca de experiências e despertar o espírito esportivo nos competidores. A etapa internacional desta edição vai ocorrer em Xangai, na China, em 2026, e os representantes do Brasil serão anunciados, em Brasília, durante a cerimônia de premiação.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza