Alunos do SESI PB participarão do maior festival de robótica educacional do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de março de 2019

Os paraibanos participarão de dois desafios durante o Festival

Entre os dias 15 e 17 de março, as alunos que integram as equipes de Robótica do SESI Paraíba, das cidades de Patos e Sousa irão participar do Festival de Robótica que acontecerá no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

A delegação paraibana no Festival SESI de Robótica será composta por 21 alunos e dois técnicos, que representam as equipes de Robótica Legonautas da Escola Dionísio Marques de Almeida da cidade de Patos e Robossauros, da Escola José de Paiva Gadelha, da cidade de Sousa.

Os paraibanos participarão de dois desafios durante o Festival, o Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), e o Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (desafio tecnológico)

Os alunos do SESI que representam a equipe de Robótica Legonautas, da cidade de Patos, irão competir na FIRST® LEGO® League – FLL, etapa Nacional, concorrendo a uma vaga na etapa Internacional.

A equipe liderada pelo Técnico Daniel Marques, tem como competidores os alunos: Geyson Maik Tiburtino de Carvalho, Diogo Vieira de Oliveira, Deivid Lyedson Ribeiro, Kamile Rafaely Oliveira Silva, Thiago Rodrigues Mendes de Araújo, Gislany Dias Formiga, Helen Rodrigues Leite Carvalho e André Phillipe Bezerra de Souto.

Já a equipe Robossauros da cidade de Sousa, vai competir na FLL, etapa Nacional, de olho numa vaga na etapa Internacional, depois de se classificar em 3º lugar na etapa Regional, que aconteceu recentemente em Natal – RN,

Os alunos do SESI de Sousa, também foram escolhidos para representar a Paraíba na First Tech Challenge (FTC). No First Tech Challenge, os estudantes precisam superar desafios de projeto, programação e construção de robôs para cumprir uma missão na arena, competindo com outras equipes.

A equipe Robossauros que vai competir na FLL, etapa Nacional e na FTC é comandada pelo Técnico, Jebson Fábio. E está organizada da seguinte forma, na FLL competirão os alunos: Anthony Guimel Pedrosa Batista, Caio Victor de Sousa Figueiredo, Camila de Andrade Sousa, João Vitor Dantas de Sousa, Livia Maria Furtunato de Sousa, Sabrina Lustosa de Araújo e Kauã dos Santos Abreu. Já na FTC a equipe Robossauros será representada pelos seguintes alunos: Gustavo Sarmento de Lira, Francisco Antonio Dantas de Sousa, Ygor de Almeida Pereira, Andressa Patrício de Araujo, Yonara Pires de Araujo e Marcus Vinicius Lopes Martins.

Durante o Festival acontecerá a Etapa Nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, Temporada 2018/2019, e a estreia de outros dois torneios, o FIRST® Tech Challenge e o F1 in Schools.

No First Tech Challenge, os estudantes precisam superar desafios de projeto, programação e construção de robôs para cumprir uma missão na arena, competindo com outras equipes. Já a F1 In Schools propõe aos alunos construir um protótipo de carro de fórmula 1 e criar uma escuderia, exercitando o empreendedorismo. Para isso, eles precisam desenvolver uma empresa júnior, com cada participante assumindo papeis bem definidos como em uma estrutura empresarial.

Na programação haverá também o Espaço Acesse com oficinas de arte contemporânea e educação ao longo dos três dias de evento e o Seminário de Educação 360 - JOVEM TECH. Participarão da disputa no Torneio Nacional de Robótica FIRST® LEGO® League as 84 equipes classificadas nas etapas regionais que ocorreram de outubro de 2018 a fevereiro de 2019. Estima-se a presença de mais 1.100 estudantes, de 9 a 16 anos, de escolas do SESI, rede pública e particular, de mais de 19 Estados e do Distrito Federal.

Atualmente o programa FIRST® promove quatro torneios, entre os quais FIRST® LEGO® League e FIRST® Tech Challenge. Nestes torneios, os competidores, reunidos em equipes, resolvem problemas do mundo real para os quais planejam, projetam, constroem, programam e testam robôs autônomos. No FIRST® LEGO® League as equipes usam tecnologia LEGO® Mindstorms® e no FIRST® Tech Challenge utilizam uma plataforma de robótica de telefones Android e peças TETRIX, MATRIX ou REV Robotics.

Informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5369.