Arte e Educação

Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 05 de novembro de 2007

Música, teatro e literatura. Essa trilogia irá guiar os próximos rumos do Projeto "Arte e Educação"

Trabalhadores-artistas da empresa Coteminas de João Pessoa durante apresentação no CAT Pedro Francis
Trabalhadores-artistas da Coteminas no CAT Pedro Franciscano em João Pessoa
A arte vai onde o povo está. Para o SESI Nacional levar arte e cultura aos industriários tornou-se uma missão permanente que tem agregado força junto aos departamentos regionais, a exemplo do SESI da Paraíba.

Prova disso são as novidades divulgadas através do edital 2007 do projeto “Arte e Educação”. A primeira delas é o aumento do número de industriários que serão contemplados com a participação no projeto. No ano passado, foram capacitados 200 trabalhadores da indústria. Agora serão contemplados 250 industriários. O número de empresas atendidas também aumentou. Sete empresas paraibanas serão atendidas pelo projeto nas cidades de João Pessoa (J.Macedo, Coteminas e Rava), Campina Grande (Plasnog e Coteminas) e Sousa (Suprema e Laticínio Belo Vale).

De acordo com o edital divulgado pelo

Departamento Nacional do SESI,  o “Arte e Educação” surge no cenário nacional como um projeto de expansão da arte e cultura que, além de capacitar e formar também irá certificar os trabalhadores artistas nas áreas de música, teatro e literatura.

Por falar em literatura, eis mais uma novidade. Também serão realizadas “Oficinas de Leitura”, onde os industriários irão estudar 15 obras da literatura brasileira, a exemplo de “A Escrava Isaura”, “A Moreninha”, “O Cortiço”, ‘Iracema”, entre outros títulos.

Das oficinas de leitura serão construídos os textos dramatizados pelos trabalhadores-artistas das Oficinas de Teatro.   Nas oficinas de música além das aulas de percussão e violão, os trabalhadores-artistas também irão aprender a tocar bateria. Para saber mais informações sobre o Projeto “Arte e Educação” do SESI, entre em contato com a Coordenação de Cultura pelo telefone () 2101-5309, das 13h às 19h.