Campanha de Vacinação contra a Gripe

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 18 de março de 2008

Promover a saúde é uma das melhores formas de se ter uma vida longa e produtiva. O Serviço Social da
Promover a saúde é uma das melhores formas de se ter uma vida longa e produtiva. A comprovação disso é que no Canadá, país pioneiro nessa política, os homens vivem em média 78 anos e as mulheres, 83 anos.
No Brasil, a maior parte dos investimentos em saúde é aplicada em atendimento curativo e pouco é destinado à prevenção de doenças. Por isso, as filas dos hospitais estão cheias e se gasta tanto com remédios. Não é à toa, a expectativa de vida masculina está em 68 anos e a feminina, em 75 anos.
Para mudar essa realidade entre os industriários, o Serviço Social da Indústria leva para dentro das empresas o Programa SESI Indústria Saudável. Ao incentivar a prevenção, a entidade ajuda o trabalhador a desenvolver atitudes pessoais que favorecem a saúde e a qualidade de vida. Saudável, ele faltará menos ao trabalho e terá mais disposição para as atividades do dia-a-dia.
A próxima etapa desse trabalho será a realização da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A iniciativa reforça às indústrias brasileiras a percepção de que o SESI promove qualidade de vida para os trabalhadores. No Brasil, serão imunizados 595 mil industriários. Desses, 17 mil apenas na Paraíba.
A Campanha de Vacinação, oferecida exclusivamente para as indústrias brasileiras, é de responsabilidade do Departamento Nacional do SESI que fornece as vacinas, o material de divulgação e capacita as equipes para o trabalho. Cabe aos Departamentos Regionais a aplicação da vacina, entre os meses de abril e junho.
Para as empresas, desenvolver programas de saúde preventiva representa também uma grande economia, pois estes são menos onerosos do que tratamentos curativos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode economizar US$ 4 bilhões caso adote medidas efetivas para redução de apenas 2% das doenças crônicas não-transmissíveis. Informações: () 2101-5402.