Compartilhar

Cozinha Brasil e Circuito de Saúde na Olimpíada

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 17 de março de 2008

Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o proble
Alimente-se bemPreparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Programa SESI Cozinha Brasil, sempre presente nos grandes acontecimentos do estado da Paraíba, não poderia fazer diferente durante a realização da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2008.
Marcado para o período de 14 a 19 de março, a Olimpíada do Conhecimento cumpre a função estratégica de incentivar o desenvolvimento de novas competências, aptas a superar os desafios da Era da Informação. O evento que acontece a cada dois anos, mostra o papel do SENAI como intérprete do empresariado e dos trabalhadores nacionais.
Em Campina Grande, o caminhão baú com a cozinha –escola, estará instalado nas imediações do SENAI da Prata, local da competição, nos dias 16, 17 e 18. Seis turmas, cada uma com 40 alunos, estarão sendo capacitados com cursos de educação alimentar e Projeto Caju. “Acreditamos no potencial da olimpíada, também enquanto ferramenta de responsabilidade social”, disse Conceição Azevedo, Coordenadora do Programa.
Outra iniciativa inédita para essa versão refere-se ao trabalho da Coordenação de Saúde do SESI/PBCircuito de Saúde que, nos dias 16 e 17, estará oferecendo serviços. Em quatro postos, serão realizados exames preventivos de antropometria (peso e altura), com cálculo do índice de massa corpórea, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação nutricional. A distribuição de panfletos educativos sobre sedentarismo, saúde bucal, hipertensão e diabetes também integra a ação. A meta é, durante dois dias, atender cerca de 600 pessoas. “O nosso objetivo será contribuir para melhor qualidade de vida de competidores e visitantes”, completou Fátima Aragão, Coordenadora de Saúde do SESI/PB. Informações: () 2101-5300/5402.
Fases – A Olimpíada inclui as etapas escolar, estadual e nacional. Primeiro, os alunos são selecionados pela direção das unidades de ensino por meio da análise do histórico escolar ou da aplicação de provas. Em seguida, os melhores alunos concorrem entre si. Os melhores são selecionados para formar a equipe de seu Regional. Os principais colocados na etapa nacional da Olimpíada passam por um rigoroso processo seletivo pelo qual serão destacados os representantes do Brasil no WorldSkills, a maior competição mundial de talento aplicado ao trabalho.
Na edição do ano passado, realizada no Japão, o Brasil conquistou o vice-campeonato, com duas medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze, além de sete certificados de excelência. Foi o melhor desempenho brasileiro em 13 participações no evento. O próximo WorldSkills, em 2009, será realizado na cidade de Calgary, no Canadá.
 

Outras Notícias