Cuidador Social: um bem necessário

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 19 de fevereiro de 2008

Espírito positivo e sucesso alcançado deverão ser compartilhados por outros idosos, à medida que est
Seu José de bem com a vidaAos 80 anos, seu José não esconde o prazer que sente, quando fala da vida. Mas, segundo ele, nem sempre foi assim. Quando ficou viúvo, lutou contra o mal da depressão e, por isso, passou a ter lapsos de memória que o levaram à dependência. Foi aí que conheceu, de perto, o trabalho de um Cuidador Social de Idosos. “Hoje, com a ajuda que obtive, minha vida mudou. Sinto-me importante, capaz, sou feliz!”, disse seu José.
Esse mesmo espírito positivo e sucesso alcançado deverão ser compartilhados por outros idosos, à medida que estes forem beneficiados com o trabalho qualificado desse novo profissional que surge no mercado.

A ocupação, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 2001, é considerada relevante para um país como o Brasil, que tem 15 milhões de pessoas idosas, com estimativa de 31,8 milhões em 2025. Diante do surgimento dessa demanda no mercado de trabalho, o SESI Paraíba, em iniciativa inédita do Diretor Regional, Francisco Buega Gadelha, presidente da FIEP, está ministrando, em Campina Grande, o primeiro curso do segmento.

O Cuidador Social de Idosos é o profissional que trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral. O profissional é capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana. Ele oferece o cuidado necessário ao idoso, desempenhando atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental, social e legal, diretamente ou por meio de empresas voltadas a esse público. Além disso, o Cuidador  é preparado para lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção — comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência —, bem como a relacionar-se com os seus familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar.

Capacitando profissionaisEntre os objetivos do curso estão: desenvolver as habilidades de análise e utilização de recursos científicos no cuidado com idosos nos aspectos físico, mental, social, legal e empresarial; avaliar, construir e gerenciar negócios baseados no atendimento ao idoso, além de capacitar para o trabalho em equipe multidisciplinar em hospitais, clínicas, estabelecimentos de longa permanência, espaços de estudo e lazer.

A primeira turma, com 35 participantes, iniciou as atividades no dia 12 de fevereiro. A aula inaugural foi ministrada pelo médico geriatra, João Borges. O curso é realizado nas terças e quintas-feiras, com duração de dois meses e meio. Informações: () 2101-5402.