Compartilhar

Equipe de Robótica do SESI PB se classifica em 1º lugar na etapa regional da FLL e vai participar da disputa nacional

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de dezembro de 2019

Equipe do SESI garantiu a classificação para a etapa nacional da FLL

Sempre procurando estimular o contato dos alunos com a Robótica, o SESI da Paraíba tem inserido cada vez mais o ramo educacional e tecnológico nas salas de aula, e estimulado a participação em competições.

No último fim de semana, nos dias 13 e 14/12, a equipe de Robótica da Escola SESI João Rique Ferreira, Os Destemidos, de Campina Grande, conquistou o primeiro lugar geral na etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, realizada na Escola SESI Zona Norte, em São Gonçalo do Amarante, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A equipe formada pelos alunos: Maria Vitória Alvino Pereira, David Henrique Pereira da Silva, Júlio Cesar Veloso Farias, Marcos Lima da Cunha e Anderson Queiroz Barbosa Costa foi coordenada pela professora, Fernanda de Sousa Sales Mendes.

Os alunos do SESI da Paraíba também foram premiados por apresentar o melhor robô na categoria Design do robô, e a melhor programação na categoria desafio do robô. Com o resultado a equipe do SESI Paraíba garantiu a classificação para a Etapa Nacional do Torneio que será realizada no Rio de Janeiro em março de 2020.

O Modelo de Educação Tecnológica Lego Robótica foi implantado nas Escolas do SESI da Paraíba, em 2014. A metodologia é aplicada de forma contextualizada em diversas disciplinas, envolvendo o ensino de lógica, programação, algoritmo e robótica Aplicada. E ainda o desenvolvimento de Projetos de Inovação com Robótica.

O Torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e adolescentes de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades para a futura atividade profissional e o exercício da cidadania.

Participaram da etapa Regional, 23 equipes da região Nordeste, representadas pelos estados do Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Durante o torneio, as equipes inscritas apresentaram projetos e competiram no ringue, e tinham ainda a missão de identificar problemas em algum edifício ou espaço público na sua comunidade, desenvolver uma solução e compartilhar com outras pessoas para depois aperfeiçoá-la.

O desafio desta edição é a City Shaper: pensar na cidade e descobrir um problema referente à sustentabilidade e cidadania que possa ser resolvido ou amenizado por uma invenção robótica criada pelo grupo. O objetivo do torneio é aproximar os jovens da robótica ensinando valores humanos de cooperação. Atualmente o torneio é realizado em 103 países, com aproximadamente 35 mil times e mais de 281 mil competidores.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.

Outras Notícias