Compartilhar

Paraíba

Equipes de Robótica da Escola SESI PB participam do Festival Nacional em Brasília

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de fevereiro de 2024

Alunos das Escolas SESI da Paraíba competirão em 4 Torneios


Um grupo de alunos da Escola SESI da Paraíba está de malas prontas, para embarcar para Brasília na próxima quarta-feira, 28, onde participarão do Festival SESI de Educação 2024. Durante a programação serão realizadas até o dia 02 de março, no Pavilhão do Parque da Cidade, as competições do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

A Paraíba será representada na competição nacional, pelas seguintes equipes: Criadores de Gigantes da Escola SESI de João Pessoa, Thunders, Elektron Racing, Thunders Racing e Destemidos da ESCOLA SESI Prata de Campina Grande, Legonautas  e Astro Racing da cidade de Patos, e Robossauros e Robossauros FRC que é do município de Sousa e estreará na competição.

O grande tema desta temporada é FIRST IN SHOW, que exigirá dos estudantes não só conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática - o chamado STEAM - como também muita criatividade para explorar o mundo das artes.

Os alunos da Escola SESI estarão participando dos seguintes torneios, a equipe Thunders da Escola SESI Prata vai competir no FIRST® LEGO® League, um torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge que desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

Os temas são diferentes a cada temporada - em 2020, por exemplo, eles foram desafiados a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras. Os jovens são liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Já os representantes das equipes Criadores de Gigantes da Escola SESI João Pessoa, além dos Destemidos, da Escola SESI Prata, de Campina Grande, os Legonautas de Patos e os Robossauros de Sousa, competirão no First Tech Challenge (FTC). Neste Festival, as equipes formadas por estudantes a partir do 9º ano até o Ensino médio, distribuídos em grupos de 3 e 15 membros são desafiados a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança.

Guiados por dois técnicos adultos, os estudantes desenvolvem habilidades STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), ao mesmo tempo em que percebem o valor do trabalho árduo, da inovação e do trabalho em equipe. Além de construir e projetar robôs, as equipes arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca de sua equipe e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios específicos.

Os alunos que integram as equipes Elektron Racing e Thunders Racing da Escola SESI Prata e a equipe Astro Racing, do SESI Patos competirão no F1 IN SCHOOLS, que reúne estudantes de 9 a 19 anos a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. Eles serão desafiados a projetar e modelar um protótipo de carro de F1 e formar uma escuderia. As equipes vencedoras disputarão uma vaga para o mundial no 2º semestre de 2024.

O Festival também será de estreia para os paraibanos,  a equipe Robossauros FRC, da cidade de Sousa, que pela primeira vez participará do Festival Nacional, e competindo no FIRST Robotics Competition (FRC), que conta com a participação de estudantes do ensino médio que  são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. É o mais próximo ao mundo real da engenharia que os estudantes podem chegar do mundo real da engenharia!

Os estudantes usarão suas habilidades STEAM para projetar, construir e programar robôs industriais para competir em um jogo de arena. As equipes vencedoras disputarão vagas para o FIRST Championship, em Houston (EUA).

Todo os detalhes da programação estão disponíveis no link: https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/educacao/festival/#schedule-fll 

Outras Notícias