Compartilhar

Paraíba

Escola SESI da Paraíba é destaque nacional

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de março de 2023

O projeto desenvolvido no laboratório de iniciação científica da Escola foi finalista da 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - FEBRACE


Três alunos do ensino fundamental, da Escola SESI de Patos conseguiram com o apoio de professores desenvolver um bioplástico a partir da casca de banana, que originou um canudo biodegradável. A “casca canudo” evita o desperdício da casca da banana e encontra uma finalidade que ajuda o meio ambiente.

O projeto desenvolvido no laboratório de iniciação científica da Escola foi finalista da 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu na USP, em São Paulo, esta semana entre os dias 20 e 24.

A inovação foi criada pelos alunos Rebecca dos Santos Oliveira, Gabrielli da Nóbrega Maia, Miguel Leite Almeida, e contou com a Orientação da professora, Janaina Larice de Brito Lucas, e Co-Orientação da professora Anni Mabelly Felipe Queroga Gouveia.

Nesta quinta-feira, 23/03, os estudantes foram entrevistados pela TV Globo, durante uma matéria exibida no Jornal Nacional.

“O nosso bioplástico consegue ser solúvel e se degrada em muito menos tempo que o plástico normal, que leva centenas de anos… a gente conseguiu fazer teste que mostra que nosso bioplástico dura o tempo suficiente para consumir a bebida”, explicou a professora, Janaina Larice de Brito Lucas.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

A matéria completa exibida no Jornal Nacional, pode ser assistida no link: https://youtu.be/UDCzD2OlVXI   

Outras Notícias