Formação de Agentes Sociais do PELC

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 31 de março de 2008

Para o Ministério do Esporte, o papel ocupado pelo Esporte e o Lazer no mundo contemporâneo não pode ser outro senão o de instância de emancipação de desenvolvimento humano. Por isso é que o Governo Federal criou o Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC, que visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas consideradas de risco social.

O programa sintetiza duas ações: a primeira, envolvendo todos os segmentos (criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, pessoas com deficiência e necessidades educacionais). Já segunda é específica para atendimento da faixa etária a partir de 45 anos, denominada “Projeto Vida Saudável”.

Com o objetivo de democratizar o acesso às políticas públicas para o setor, reconhecendo e tratando o esporte e o lazer como direito social, o programa desenvolverá as atividades em Núcleos de Esporte e Lazer, espaços de convivência social do município, onde as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas. Na Paraíba, o programa será desenvolvido em parceria com o SESI e as Prefeituras Municipais, onde quatro núcleos serão instalados, sendo dois em Campina Grande (Ginásio “O Meninão” e Escola do SESI Roberto Simonsen) e em Bayeux (Escola Municipal e SESI de Bayuex). À princípio, a meta no Estado é beneficiar cerca de 1600 usuários do programa, sendo 400 em cada núcleo instalado.

Para desenvolver essas ações, o Programa Esporte e Lazer da Cidade estará capacitando, de primeiro a quatro de abril na FIEP em Campina Grande, 35 participantes, entre professores e estagiários de educação física, durante o Encontro de Formação de Agentes Sociais do PELC.

O encontro será orientado pela professora, Joanna Lessa, mestra em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. "A idéia é conscientizar a população que o esporte e o lazer, enquanto direito social instituído pela constituição", disse. Informações: () 2101-5406.