Formação Integral do Trabalhador

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 28 de fevereiro de 2008

O SESI Paraíba busca alinhar-se com as políticas públicas de elevação da escolaridade dos trabalhado
Educação BásicaA educação e a qualificação de mão-de-obra são instrumentos fundamentais para a formação da capacidade competitiva de um país e, consequentemente, do seu setor industrial. A experiência internacional mostra que os países que mais têm se destacado em termos de crescimento da produtividade, com ganhos de competitividade, são aqueles cujo investimento em educação tem sido mais intenso, principalmente no ensino básico. Por isso é que o SESI busca alinhar-se com as políticas públicas de elevação da escolaridade dos trabalhadores, de qualificação para o trabalho, de inclusão social, de geração de emprego e renda e de redução das desigualdades sociais, como contribuição no combate a esses problemas.
Foi a partir desses questionamentos, que surgiu o Programa de Formação Integral do Trabalhador – EBEP (Educação Básica do SESI, associada à Educação Básica do SENAI). A iniciativa tem o objetivo de oferecer a educação básica ao trabalhador, ao mesmo tempo em que este recebe a qualificação profissional, através de um curso técnico. “Precisávamos caminhar ao encontro das demandas da indústria, de modo que pudéssemos oferecer produtos e serviços que atendessem às necessidades do setor”, disse Fátima Cunha, Coordenadora de Educação do SESI Paraíba.
Com essa visão há dois anos, o Serviço Social da Indústria formou a primeira turma com formação integral do trabalhador, com 22 alunos que concluíram o ensino básico e, simultaneamente, o curso de eletricidade predial e residencial, em Capina Grande. Consolidando o sucesso desta ação, em 2008, mais três turmas foram formadas no município de Bayeux, onde estão sendo beneficiados 86 alunos com a educação básica e o curso de assistente de gerenciamento de obras da construção civil. Desses, 18 já encontram-se inseridos no mercado de trabalho.
AMPLIAÇÃO – Para atender a meta de capacitar cerca de 200 trabalhadores, o SESI Paraíba estaráFormação Profissional realizando, até o mês de abril, uma pesquisa sobre as necessidades educacionais e de competências para o trabalho nas indústrias do estado. Trata-se de uma pesquisa, in loco, que objetiva elevar a escolaridade dos trabalhadores e sua capacitação profissional.
Serão pesquisadas cerca de 380 empresas paraibanas de grande e médio porte, além de outras micro e de pequeno porte. Cada uma deverá responder a um questionário, com 32 perguntas, que traçam o perfil dessa empresa, assim como suas necessidades de mão-de-obra qualificada. “Na verdade, a idéia é fornecer ao SESI a ao SENAI subsídios de trabalho para que essas instituições ofereçam, por sua vez, capacitação para os profissionais da indústria, além daqueles que pretendem ingressar no segmento”, completou o Doutor em Sociologia, Elizeu Calsing, Pesquisador do IPEA, responsável pela pesquisa. Mais de 20 universitários, estagiários das instituições, além de agentes de mercado, aplicarão a pesquisa, a partir do mês de março. Informações: () 2101-5399.