Compartilhar

Paraíba

Instrutor do SENAI compõe painel de avaliadores de competição no Festival SESI de Educação, em Brasília

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 29 de fevereiro de 2024


O SESI Nacional realiza, até o próximo dia 2 de março, em Brasília, o Festival SESI de Educação, evento que reúne educação, tecnologia e criatividade, proporcionando uma experiência enriquecedora para estudantes, educadores e entusiastas. O evento conta com diversas competições de robótica, incluindo o Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. 

Este ano, o SENAI Paraíba está presente no evento a partir da participação do instrutor do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, de João Pessoa, Igor Carvalho. Ele está fazendo parte do corpo de juízes da competição FRC, onde os participantes são desafiados a projetar, construir e programar robôs, de tamanho industrial, a partir de suas habilidades STEAM, para competir em um jogo de arena.

“Preciso visitar os pits das equipes e fazer perguntas que me farão chegar a conclusão de quais sãos os melhores robôs para os prêmios que estou julgando. São muitas equipes as quais precisamos visitar e, com consciência, escolher as melhores, baseados em alguns critérios”, compartilha o instrutor do SENAI.

Os pits são espaços designados nos eventos da FRC onde as equipes montam suas estações de trabalho para realizar programação e testes dos robôs, bem como fazer reparos e ajustes e preparar estratégias para as partidas. Geralmente, eles ficam próximos à área de competição, permitindo fácil acesso aos campos de jogo. 

Em 2023, Igor Carvalho já havia participado como juiz de sala no FIRST® Robotics Competition realizado no Festival SESI de Robótica Off-Season, que ocorre fora do calendário oficial das competições de robótica. “Cada evento tem desafios novos e competições acirradas, com trabalhos incríveis e que envolvem diversos conhecimentos, como mecânica, programação e elétrica”, afirma. 



Essa participação destaca a importância da colaboração entre instituições educacionais e profissionais do setor para promover o avanço da robótica e inspirar futuras gerações de cientistas, engenheiros e inovadores. O Festival SESI de Educação é uma oportunidade única para celebrar a criatividade e o talento dos jovens envolvidos na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As equipes vencedoras do FRC disputarão vagas para o FIRST Championship, em Houston, nos Estados Unidos. 

Escola SESI da Paraíba - No Festival SESI de Educação, nas competições de Robótica, a Paraíba está sendo representada pelas equipes Criadores de Gigantes, da Escola SESI de João Pessoa; Thunders, Elektron Racing, Thunders Racing e Destemidos, da Escola SESI de Campina Grande; Legonautas e Astro Racing, de Patos; e Robossauros e Robossauros FRC, de Sousa. 


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias