Palestras e homenagem marcam a abertura do II INTERSESI Robótica

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de novembro de 2019

Programação terá continuidade neste sábado

Alunos e representantes da área de educação do SESI das cidades de Sousa, Patos, Campina Grande e Bayeux lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, na noite desta sexta-feira, 22/11, durante a abertura do INTERSESI Robótica.

A programação foi aberta com uma palestra do antropólogo e Co Fundador e Presidente do Instituto Cambridge, o Phd. James P. Ito Adle, que abordou sobre os Cenários Internacionais da Educação. James apresentou uma visão internacional sobre a Inovação, reforçando a ideia de que é preciso conhecer o mundo para ampliar o potencial inovador, e para isso é preciso ir além, não se prender apenas as tecnologias, mas buscar as novas possibilidades.

Durante o evento, o gerente Executivo de Educação do SESI Nacional, Sérgio Gotti proferiu uma palestra sobre a Abordagem STEAM que é utilizada para estimular o interesse dos estudantes a lidar com as mudanças atuais e seus desafios.

Na ocasião, Sérgio abordou sobre as Dimensões Sócio Cognitivo Emocionais presentes no Modelo STEAM, como a Inovação e a Criatividade, os Dispositivos Tecnológicos, a Atitude Crítica Reflexiva, a Linguagem Computacional e a Cultura Digital.

"Quando a gente fala em STEAM representa uma tradução do inglês para o portugês, que seria Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, mas o que significa isso, não é bem uma metodologia, mas sim uma abordagem, é uma forma de se trabalhar toda a parte pedagógica dentro de uma abordagem que trabalha com resolução de problemas, que trabalha com a parte de projetos de aprendizagem, ou seja, os alunos aprendem de uma forma mais prática, onde a teoria faz muito mais sentido", explicou.

O gerente Executivo do SESI Nacional comentou ainda sobre a adesão da abordagem STEAM nas Escolas da REDE SESI. "É interessante porque desde 2014 trabalhamos com esse modelo dentro da Rede de escolas do SESI, com a proposta de realmente inserir a robótica, e toda a parte tecnológica nas atividades de nossas escolas. E aqui na Paraíba temos trabalhado muito fortemente nisso, sempre estamos muito alinhados tanto o departamento Nacional, quanto o departamento regional da Paraíba, Então as nossas escolas aqui já tem essa abordagem, onde os professores têm participado cada vez mais de cursos de formação continuada, para se prepararem para trabalhar com o STEAM em sala de aula, e tornar o ensino mais atrativo para os nossos alunos", comentou.

Encerrando a programação alunos e representantes da equipe de Educação do SESI Paraíba prestaram uma homenagem ao presidente da FIEP, e diretor regional do SESI, Francisco de Assis Benevides Gadelha, considerado uma mente STEAM, por apresentar uma capacidade intelectual de reunir conhecimentos das mais diversas áreas. Durante as homenagens o ator Chico Oliveira relembrou a infância de Gadelha, narrando fatos que marcaram a vida do paraibano, na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, os estudos no Colégio Diocesano na cidade de Patos, e a chegada a Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso de engenharia civil, onde se destacou em meio aos colegas de turma.

Um ator declamou um cordel, onde relembrou a trajetória de vida do presidente da FIEP, e um aluno do SESI programou um robô, a quem denominou Robô Gadelha, e com quem interagiu numa entrevista rápida durante a programação.

"Sou grato a todos que fizeram essa homenagem, inclusive com uma encenação emocionante, fiquei muito feliz quando ele rememorou algumas lembranças do meu pai, que colocava nossos irmãos numa mesa, onde um argumentava e depois outro contra-argumentava, ai depois ele pedia para trocarmos de posição, e aquele era o jeito STEAM antigo de ser. E falando na metodologia STEAM vamos aplicar ela no SESI, porque com essa metodologia ficará mais fácil para os alunos, porque o aprendizado será automático, e vai acelerar o processo de ampliação do conhecimento, é algo que já está sendo adotado em outros países, e traremos para o SESI da Paraíba, protagonizando o exemplo, para outras escolas do nosso estado", destacou o presidente da FIEP.

Após a homenagem foi realizada a entrega de um voucher de materiais escolares, para a escola municipal Anésio Leão.

O INTERSESI Robótica terá continuidade neste sábado, dia 23/11, a partir das 08h30 com apresentações de projetos de pesquisa, Design de Robôs, Treinos, Rounds da Olimpíada Brasileira de Robótica, Desafio Técnico e Demonstração FTC.

No evento será montada ainda uma Arena para autistas, onde serão realizadas oficinas de Lego Terapia para o público autista, onde será trabalhada a inclusão por meio da robótica.

O encerramento do evento será com a entrega de medalhas e troféus, para os avaliadores, técnicos, para as escolas, e competidores da OBR e da FLL.

O INTERSESI Robótica é realizado pela gerência executiva de Educação do SESI com o apoio de parceiros como o Robotech, o IFRJ com a equipe Jaguar, que é campeão mundial na OBR, a escola Superguiquis, a escola Young, o SENAI, a UFCG, o SESI Alagoas, o SESI Rio Grande do Norte e o IFPB.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.