Paraíba

Profissionais do Rio Grande do Sul recebem capacitação para uso da metodologia ASSTI do SESI PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 30 de março de 2023

O treinamento acontece na FIERGS, e reúne cerca de 40 profissionais de educação física, nutricionista, enfermeiros e profissionais da gestão que trabalham no SESI do estado

A equipe da gerência Executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI da Paraíba, está em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul capacitando durante esta semana profissionais do Departamento Regional do SESI, para o uso da Metodologia ASSTI.

O treinamento acontece na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS, e reúne cerca de 40 profissionais de educação física, nutricionista, enfermeiros e profissionais da gestão que trabalham no SESI do estado. Na ocasião são realizados momentos de integração, dinâmicas e levantamento de informações relacionadas a atuação dos participantes, nas indústrias.

“Essa é a terceira vez em que somos chamados para capacitar os colegas do Rio Grande do Sul, em relação ao uso da ASSTI. É uma atualização com os profissionais que atuam no SESI RS, já que entraram novas pessoas, outras foram promovidas. A metodologia hoje está dentro do modelo de negócio do departamento regional do RS, mas toda parte de conteúdo é a mesma, temos 42 indicadores, e a geração de três grandes índices”, explicou Fernando Melo, supervisor de Promoção de Saúde do SESI PB.

Equipe do SESI Paraíba e do Rio Grande do Sul, no início das atividades do segundo dia do Treinamento ASSTI

A metodologia ASSTI, é uma ferramenta que permite a coleta e análise de dados, elaboração de relatórios e aplicação dos resultados, por meio de 42 indicadores que são monitorados e permitem que o SESI acompanhe índices relacionados ao estilo de vida dos funcionários das empresas, fatores de produtividade e a percepção de segurança no trabalho.

Metodologia ASSTI

A Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria foi criada em 2018, pela equipe do SESI na Paraíba, e é um serviço consultivo para colaborar com as indústrias na tomada de decisões em relação à saúde e segurança de seus trabalhadores.

E atualmente está sendo aplicada em 20 departamentos regionais do SESI, entre eles Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba e Ceará na região Nordeste, e em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal, no Centro-Oeste, além dos estados do Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia, no Norte, e Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, no Sudeste e Sul do país.