Compartilhar

Paraíba

Projetos da Escola SESI da Paraíba são finalistas da maior feira de Ciências do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 08 de fevereiro de 2023

Os projetos selecionados foram desenvolvidos no Laboratório de Iniciação Científica – LIC da Escola SESI, nas cidades de Bayeux, Campina Grande e Patos.


Entre os 200 projetos finalistas da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, 3 foram de alunos e professores do ensino fundamental e  médio, da Escola SESI da Paraíba.

Os projetos selecionados foram desenvolvidos no Laboratório de Iniciação Científica – LIC da Escola SESI, nas cidades de Bayeux, Campina Grande e Patos.

Entre os finalistas da Escola SESI da Paraíba estão os seguintes projetos:

PLASTIK: ANÁLISE DE FILMES BIOPLÁSTICOS A PARTIR DA FÉCULA DE TUBÉRCULOS, cujo objetivo é avaliar a obtenção de filmes biodegradáveis utilizando como base o aproveitamento da fécula comparando as propriedades de diferentes materiais e o potencial para possíveis aplicações.

O projeto foi desenvolvido na Escola SESI Corálio Soares de Oliveira, em Bayeux, pelos alunos Alexandro de Oliveira Aguiar Filho, Allana Gisela Borges de Souza e Ítalo dos Santos Alves Barbosa com a orientação da professora, Aline Alves Almeida.

M - PLASFIL: DESENVOLVIMENTO DE MEMBRANA PARA MICROFILTRAÇÃO E RETENÇÃO DE MICROPLÁSTICOS, um projeto que busca desenvolver uma membrana de microfiltração a partir de argila montmorilonita e agentes porogênicos, para retenção de microplásticos presentes na água utilizada no abastecimento de residências da cidade de Campina Grande - PB.

O trabalho foi desenvolvido na Escola SESI Prata, em Campina Grande pelos alunos Maria Helena Dantas de Lima, Maria Luiza Souza Dantas e Maria Gabriely Félix de Siqueira, com orientação do professor Eduardo Adelino Ferreira, e coorientação da professora Fabiana Medeiros do Nascimento Silva. 

CASCA CANUDO: PROTÓTIPO DE CANUDO BIODEGRADÁVEL À BASE DA CASCA DE BANANA, o projeto busca produzir um bioplástico à base de casca de banana e prototipar um canudo a partir deste plástico; contribuindo assim para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e água utilizados no cultivo da fruta e na substituição do uso do canudo de plástico comum por uma opção sustentável e biodegradável.

O trabalho foi desenvolvido na Escola Sesi DMA, em Patos, pelos alunos Rebecca dos Santos Oliveira, Gabrielli da Nóbrega Maia, Miguel Leite Almeida, com orientação da professora Janaina Larice de Brito Lucas e coorientação da professora Anni Mabelly Felipe Queroga Gouveia.

A Febrace recebeu projetos de estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os projetos passaram por três etapas de avaliação na Feira, sendo uma documental e duas apresentações síncronas durante o mês de janeiro.

Os projetos selecionados para a final, serão apresentados na Mostra Presencial de Projetos em São Paulo, entre os próximos dias 20 a 24 de março.

Durante a Mostra, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 24 de março.

Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores representarão o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada em maio, nos Estados Unidos.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site: http://escolasesipb.com.br

Outras Notícias