Compartilhar

Paraíba

Seminário realizado pelo SESI PB reúne especialistas em debate sobre Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho

Por Agência CNI de Notícias - Publicado 19 de abril de 2022

A campanha Abril Verde tem como objetivo alertar à sociedade sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. A mobilização se faz necessária para reduzir os acidentes e os agravos à saúde no ambiente laboral.


Durante a abertura do Seminário Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho – Conectados, nesta terça-feira, dia 19, a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria, do SESI Paraíba, Grinete Melo, lembrou que ao longo deste mês a instituição vem realizando uma série de ações, alusivas à prevenção da saúde e segurança no trabalho, e que o mês de abril é apenas um marco para o SESI que executa atividades de SST diariamente.

“Fico muito feliz em ver neste auditório grande parte da nossa equipe que leva para as empresas, ações, projetos e programas que promovem a saúde, e previnem acidentes de trabalho, porque está no DNA do SESI a promoção da saúde do trabalhador”, disse Grinete Melo.

A gerente executiva falou ainda que há mais de 70 anos o SESI atua nessa vertente e lembrou que no último dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Sistema iniciou a Campanha de Vacinação contra gripe, onde mais de 12 mil trabalhadores, de 30 empresas paraibanas, serão vacinados. “É um atendimento diferenciado, que acontece nas próprias empresas, com horários flexíveis. Então nesse evento vamos conversar, trazer soluções, propostas de melhorias para esse trabalho que desenvolvemos, de forma que o SESI possa contribuir para que tenhamos empresas mais seguras, e trabalhadores cada vez mais saudáveis, gerando produtividade e competividade no setor produtivo da Paraíba”, ressaltou Grinete.

Durante a programação, a Engenheira do Trabalho do SESI, Fabiola Albuquerque, lembrou que a instituição vem se estruturando para auxiliar as empresas oferecendo suporte no envio dos eventos de SST ao e-Social.

“Esse evento é de grande importância porque vai ampliar a percepção dos empresários, não apenas para atender a legislação em si, mas, para implantar gestão na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Temos uma rede de atendimento em toda a Paraíba, formada por uma equipe multiprofissional, atuando junto as empresas para o que preconiza o eSocial no tocante ao envio dos arquivos de SST das empresas clientes, realizado por meio de sistema próprio do SESI contido na Plataforma InfoSESI VIVA +", explicou.

Quem também participou do Seminário, foi o médico do Trabalho do Sistema Indústria na Paraíba, Flawber Cruz, que abordou sobre o retorno financeiro, que os investimentos em saúde trazem para a empresa, sobretudo quando há uma gestão eficiente da saúde ocupacional.

“Para cada real investido em saúde dentro de uma empresa, o retorno é de quatro reais. Então quando se investe em saúde, em mecanismos de prevenção de doenças na empresa, através de medidas simples, que não requer nenhuma complexidade, se consegue ter o retorno a partir da diminuição do adoecimento, das condições que geram afastamentos, multas e até mesmo processos judiciais, e por outro lado se alcança um aumento na produtividade”, disse.

Dr. Flawber Cruz explicou ainda que essa medida não requer grandes investimentos, nem o uso de tecnologias ultramodernas. “São mecanismos simples, como o uso de equipamentos de proteção individual, como bota, capacete e óculos, a realização de treinamentos com os colaboradores para fazer o uso correto desses EPIS, e também a adequação do ambiente de trabalho, como a colocação de corrimão em escadas, são medidas simples, mas que causam um impacto positivo imediato no ambiente empresarial”, reforçou o médico do trabalho.

Estas medidas de prevenção foram implantadas pela empresária e advogada, Carla Felinto, em parceria com o SESI, na Geraldo Dias Esquadrias, empresa na qual ela participa da gestão. Nos últimos oito anos a empresa tem contado com o suporte da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI, que além de treinamentos, elabora laudos técnicos, e realiza atividades como a ginástica laboral.

“Hoje nós temos uma produtividade muito melhor, nos dias que temos a ginástica laboral percebemos nossos colaboradores mais ativos, alegres e dinâmicos, porque se movimentaram logo cedo antes de começar as suas atividades, e recebemos feedback dos clientes que são bem tratados, e elogiam o atendimento na empresa. E o mais importante, eu diria, é que nós não temos ações trabalhistas, funcionários doentes, e há mais de 1000 dias não temos registro de acidentes de trabalho, temos funcionários satisfeitos e engajados. Nossos colaboradores enxergam que na Geraldo Dias existem vários benefícios, e todos esses resultados atribuímos ao trabalho que realizamos em parceria com o SESI”, comentou a empresária.

Todos os temas abordados durante o Seminário contaram com a mediação do engenheiro de Segurança do Trabalho da Coteminas, Johan Barbosa, que destacou a importância da iniciativa do SESI, em realizar a programação de grande alcance social.

“O Abril Verde é um movimento nacional que vem trazer à tona as questões de prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho, e o SESI larga na frente com esse evento, que acabou trazendo para a sociedade informações bastante proveitosas, e também projetos, profissionais com expertise em várias áreas, que trazem uma construção de um conhecimento que agregou muito para os participantes, e com isso vai estimular o desenvolvimento das empresas, dos empresários e trará resultados importantes para os trabalhadores”, finalizou Johan Barbosa.

A Campanha Abril Verde tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. A mobilização se faz necessária para reduzir os acidentes e os agravos à saúde no ambiente laboral.

Outras Notícias