SESI e Bentonit realizam assessoria em Escola Municipal de Boa Vista visando melhoria do IDEB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 27 de fevereiro de 2019

A meta do SESI e da empresa é aumentar o desempenho da escola no IDEB

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, em 2017, a Paraíba figurou entre os Estados Brasileiros que não atingiram a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB. O Estado obteve média 5,1 na avaliação, e em relação aos graus de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, apenas 26,6% dos alunos da Paraíba da rede pública de ensino, apresentou desempenho adequado em Matemática, e 38,9% tiveram um aprendizado adequado em Língua Portuguesa.

Nesta perspectiva, o SESI da Paraíba, em parceria com a empresa Bentonit União Nordeste S/A oferecerá uma Assessoria Educacional na Escola Municipal Bentonit, na cidade de Boa Vista. A Escola Municipal obteve média 5,9 no IDEB, superando a meta do município que era de 4,9, com a Assessoria, a meta do SESI e da empresa é que a média alcance a nota 7,0.

E para isso será implantado um Laboratório de Linguagem e Matemática para os alunos do Ensino Fundamental I da Escola, com o objetivo de prepará-los para o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB - Prova Brasil, e para a Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA. O trabalho vai oferecer também capacitações para os professores e para a equipe gestora.

Inicialmente, a equipe do SESI e da empresa realizou uma avaliação com o diagnóstico dos alunos do 1º e do 5º ano, e uma avaliação com a equipe de professores, para entender o contexto e diagnosticar a proficiência dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

Como resultado, foi diagnosticado que os alunos apresentam um grau de proficiência satisfatório em Português, e regular em Matemática, o que implica na necessidade de um trabalho mais efetivo para que 100% dos alunos atinjam média 7,0 no IDEB.

Outro diagnóstico levantado pela equipe reforça a necessidade da elaboração de um plano de capacitação para os docentes, uma vez que a avaliação institucional demonstrou a necessidade de aperfeiçoamento nas práticas pedagógicas, o que refletirá em todos os âmbitos da escola.

A Assessoria foi iniciada no mês de outubro do ano passado, e prevê até o fim de 2019 várias atividades, como a capacitação bimestral dos professores, capacitação da equipe gestora, acompanhamento das ações do laboratório de linguagem e matemática, aplicação de simulados, desenvolvimento de oficinas baseadas na Matriz de Referência do MEC, e premiação para os professores que apresentarem melhores resultados no decorrer da Assessoria, bem como um acompanhamento efetivo dos alunos.

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.