Compartilhar

Paraíba

SESI Museu Digital realizará mesa-redonda em comemoração ao Dia Internacional do Museu

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 29 de abril de 2022

O evento será realizado no dia 18 de maio, dentro do espaço do museu, e terá como tema “A Cultura Digital para a construção da memória do futuro”.


A Museologia se dedica à conservação e exposição de tudo aquilo que tenha valor histórico, artístico e cultural de um povo. Essas exposições são realizadas dentro dos museus, que são importantes espaços que se tornaram, ao longo tempo, lugares não só de memória, mas também de aprendizado.

No próximo dia 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Museu, com o objetivo de promover esses espaços na sociedade, incentivando as pessoas a visitarem esses ambientes e prestigiarem suas exposições. Em comemoração a esta data o SESI Museu Digital realizará, neste dia, às 18h30, uma mesa-redonda sobre “A Cultura Digital para a construção da memória do futuro” com o pesquisador e especialista em preservação digital, Pablo Gobira, e o ex-diretor do Museu Assis Chateaubriand e do Museu de Arte Popular da Paraíba, Chico Pereira, sendo mediados por Reinaldo Toscano, responsável pela parte de criação tecnológica do Museu Digital do SESI. 

Pablo Gobira é membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, além de já ter escrito diversos livros sobre o assunto, como “A memória do digital e outras questões das artes e museologia”. Já Chico Pereira é um artista plástico paraibano que dirigiu os principais museus da cidade de Campina Grande, o Museu de Arte Assis Chateaubriand - MAAC e o Museu de Arte Popular da Paraíba - MAAP. Em 2011, escreveu  o livro “Paraíba: Memória Cultura”, onde faz um panorama sobre a história e a cultura do estado.

Atualmente, com tantas inovações, os museus têm se reinventado. O SESI Museu Digital surgiu do conceito de uma sociedade cada vez mais visual e conectada. Pensado como uma inovação na área da museologia, o espaço alia a história da cidade de Campina Grande à tecnologia a partir de suas ferramentas que contam toda trajetória do município de forma interativa, dando ao visitante a oportunidade de conhecer a cidade a partir de uma experiência imersiva e sensorial. 

Desde 2017, quando foi inaugurado, o SESI Museu Digital se tornou referência nacional e internacional em inovação e tecnologia, sendo uma viagem no tempo pelos ciclos históricos campinenses. Reflexo desse sucesso, são as inúmeras visitas que a estrutura tem recebido durante todos os anos por outras instituições que buscam inspirações para suas próprias construções.


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias