Compartilhar

Paraíba

SESI Museu Digital recebe exposição do jovem artista, Mateus Rosa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 02 de fevereiro de 2023

Organizada por alunos da UFCG, a exposição conta com obras do jovem artista, Mateus Rosa, de 7 anos, diagnosticado aos dois anos com Transtorno do Espectro Autista e que, desde então, passou a aliar o tratamento com a arte. 


Mateus Rosa pinta desde os 2 anos de idade, quando foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O SESI Museu Digital é um espaço cultural que conta a história de Campina Grande através da inovação e da tecnologia, mas, além dessa exposição permanente, o espaço recebe também outros tipos de mostras. Nos próximos dias 07 e 08 de fevereiro, o museu será o palco da exposição “rESPECTRO”, organizada por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com entrada gratuita, e que traz telas do artista Mateus Rosa, de 7 anos. 

Mateus foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos 2 anos de idade. Na época, sua mãe, Maria Eduarda Rosa, que também é artista, aproveitou a arte como aliada à terapia com o filho, aplicando a pintura com os dedos para ajudá-lo na percepção sensorial. Ela percebeu que a criança se identificava com a pintura, e a partir daí, com a ajuda da arte, passou a ensiná-lo sobre as cores e demais entendimentos e compreensões.


“Em dois meses de terapia, ele começou a falar. O vermelho era ‘memeio’, o laranja era ‘anja’, o amarelo era ‘belo’, o preto era ‘pipo’. Aos poucos a arte e o amor foram o transformando. Hoje ele fala todas as cores, até em inglês, percebe tonalidades, aprendeu a se sujar, a obedecer comandos, olhar no olho e noções espaciais”, explica a mãe de Mateus, Maria Eduarda Rosa.


Há cerca de cinco anos, Mateus retrata, em suas telas, seu olhar artístico sobre o mundo. A exposição, idealizada por alunos da UFCG, busca divulgar essa arte como ferramenta de transformação do jovem artista, e acontece nos dias 07 e 08, das 09h às 18h, com entrada gratuita. 



Texto/Colaboração: Igor Batista
 

Outras Notícias