Compartilhar

Saúde

SESI realiza testagem de Covid-19 em empresa de energia de João Pessoa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 26 de julho de 2022

Na próxima quinta-feira, 28, o SESI da Paraíba vai realizar uma aplicação de testes em colaboradores da Epasa, com o intuito de identificar possíveis casos sintomáticos e assintomáticos da doença para um maior controle e criação de estratégias que possam barrar a transmissão entre os trabalhadores.


O SESI realiza constantemente diversas ações de promoção à saúde do trabalhador em parceria com indústrias do estado. Seguindo com as ações de prevenção e cuidados com o coronavírus dentro das dessas empresas, na próxima quinta-feira, 28, o SESI vai realizar uma aplicação de testes para diagnosticar a Covid-19 em colaboradores da Epasa - Centrais Elétricas da Paraíba, empresa especializada em produção independente de energia no estado da Paraíba. 

A ideia é colaborar com o rastreamento dos trabalhadores da empresa e identificar possíveis casos sintomáticos e assintomáticos da doença. Com isso, podendo intervir e ajudar a prevenir e evitar a disseminação do vírus no ambiente fabril. A equipe de saúde do SESI vai realizar uma mobilização dos trabalhadores para que todos participem da testagem coletiva.

O SESI utiliza, em seus testes rápidos de antígeno, a tecnologia de Testes Laboratoriais Remotos - TLR, que podem ser realizados fora das dependências de um laboratório, com a mesma eficiência de um teste comum. Esse tipo de exame de antígeno é recomendado para a estratégia de rastreamento e controle de contatos, interrompendo a cadeia de transmissão, o que se torna fundamental no combate e na prevenção da doença. Todos os testes reagentes são notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. 

A tecnologia, utilizada nestes testes, baseada no conceito da internet das coisas, permite que o dispositivo de leitura possa se conectar e compartilhar os dados obtidos, aumentando a confiabilidade do laudo, que é analisado em conjunto entre os profissionais de saúde e uma inteligência artificial. Os exames são assinados digitalmente e liberados em até 25 minutos para o paciente. 

Com intervenção do SESI da Paraíba a partir de mais uma ação de promoção da saúde na indústria, a Epasa poderá evitar um grande número de afastamentos entre seus trabalhadores por conta da Covid-19, realizando o manejo adequado daqueles que forem reagentes ao teste, com orientações de isolamento e outras ações que evitem a disseminação do vírus dentro do ambiente fabril.

A Epasa - Centrais Elétricas da Paraíba é uma produtora independente de energia, localizada em João Pessoa, sendo proprietária das usinas termelétricas “Termonordeste” e “Temoparaíba”. A empresa possui, em seu quadro de funcionários, cerca de 150 trabalhadores, que serão atendidos diretamente pela testagem do SESI da Paraíba. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias