Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI)

É um serviço consultivo que traz com muita clareza informações relevantes para aprimorar a assertividade na tomada de decisões estratégicas sobre saúde e segurança no trabalho, apresentando o impacto das suas ações na produtividade e permitindo a gestão de riscos operacionais, financeiros e de imagem.

Traz o ponto de vista da pessoa que é diretamente impactada pelos programas de promoção da saúde e segurança do trabalho, o trabalhador. Por meio de um processo bem estruturado, pautado em uma sólida base teórica, a ASSTI (Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da Indústria) apresenta um diagnóstico completo que permitirá às empresas conhecer 42 indicadores relativos a seis dimensões avaliativas em saúde e segurança.

Além dos indicadores, será possível também monitorar três índices agregados de saúde e segurança:

O IGEV (Índice Geral de Estilo de Vida) - Expressa comportamentos de risco, atitudes a indicadores de estresse psicossocial que são importantes medidas da situação de saúde em coletividades humanas.

O IPRO (Índice de Produtividade) - É usado para caracterizar concomitantemente cinco indicadores de produtividade, sendo um deles relativo à frequência de faltas ao trabalho por motivo de saúde e outros quatro relativos ao presente ismo.

O IPST (Índice de Percepção de Segurança no Trabalho) - Caracteriza sete indicadores da percepção dos trabalhadores em relação às condições de segurança no trabalho.

O monitoramento do IGEV, IPRO e IPST permite também verificar se as ações de promoção da saúde e segurança realizadas estão sendo efetivas e gerando valor para a empresa. Todos os indicadores que podem ser obtidos a partir da utilização do ASSTI possuem sua inclusão determinada pela correlação dos mesmos com fatores relacionados à produtividade, morbidade e/ou mortalidade.

O diferencial da consultoria está na informação clara e confiável. Destacamos aqui cinco desdobramentos deste valor:

• Informação de fácil entendimento para aprimorar a assertividade na tomada de decisões sobre promoção da saúde e segurança no trabalho;
  • Avaliação do impacto monitorando as ações implementadas e seus resultados;
  • Gestão de Riscos (operacionais, financeiros e de imagem);
  • Referencial Comparativo por estado e em nível de Brasil;
  • Inteligência em Promoção da Saúde.