Compartilhar

Alunos do SESI PB usam Robótica para sensibilizar população para postura segura no trânsito

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de maio de 2019

Desde 2014 o SESI utiliza o modelo de Educação Tecnológica Lego

Quem passar pelo Partage Shopping, em Campina Grande nesta sexta-feira (24/05) e sábado (25/05) vai acompanhar uma exposição de robôs realizada por alunos da Escola João Rique Ferreira do SESI, que demonstram o papel educativo da robótica no contexto social.

A exposição faz parte da Campanha Maio Amarelo, e é promovida pelo SESI PB em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP.

No local, oito alunos e dois professores do SESI realizam demonstrações de situações reais para o público, usando robôs controlados remotamente e outros pelos próprios visitantes. Em um dos projetos, um robô percorre algumas ruas de Campina Grande, passando por pontos turísticos da cidade, e no percurso ele lida com situações comuns ao mundo real dos motoristas, como a travessia de pedestres na faixa, onde ele tem que parar, e ainda precisa obedecer as placas de sinalização e os semáforos.

Outro tema trabalhado pelos alunos é a coleta seletiva, um robô faz a coleta de resíduos, e ao final da trilha tem que separar o material segundo a sua composição.

“Além de colocarmos em prática o que aprendemos em nossos treinos em sala de aula no SESI, participar dessa exposição, é uma forma de demonstrar que a robótica é um recursos educativo, aqui por exemplo estamos tratando da educação no trânsito, coleta seletiva, e com isso divulgamos as contribuições da robótica para a sociedade”, explicou o estudante do SESI, Ivysson Fernandes.

A professora Fernanda Sales que coordena o trabalho da equipe comentou a receptividade do público à exposição. “As pessoas ficam impressionadas com o nosso trabalho de desenvolvimento de tecnologias com o cunho educativo. E para os nossos alunos é uma oportunidade de ter o contato com o público e compartilhar o conhecimento que adquirem em sala de aula”, disse.

Clóvis Monteiro estava passeando pelo shopping com os filhos quando foram atraídos pelos robôs. “Chamou a minha atenção essa estrutura utilizada pelo SESI para tratar de um tema tão essencial que é a Educação no Trânsito. Percebemos que tem crescido o número de acidentes e com essa iniciativa sabemos que acaba despertando uma atitude preventiva nos pais que são convencidos pelos filhos para parar e ver essa simulação com os robôs. Parabenizo o SESI e a STTP pela iniciativa, tão essencial para nós que fazemos o trânsito de nossa cidade”, ressaltou o funcionário público.

Desde o início do mês de maio, várias ações educativas, como seminários, palestras, atividades esportivas e educativas estão sendo realizadas em Campina Grande, pela Campanha do Maio Amarelo, com foco num trânsito mais seguro.

“A Campanha Maio Amarelo visa a redução de mortes e feridos no trânsito, e escolhemos o SESI para dar continuidade ao trabalho que agente realiza nas escolas, porque nós educamos crianças, adolescentes e jovens para que adotem uma postura segura no trânsito, e como o SESI trabalha com a Robótica, que é uma tecnologia com ampla utilização, acaba atraindo a atenção das pessoas, e com essa exposição dos alunos estamos tentando formar agentes multiplicadores, para que todos nós consigamos contribuir para um trânsito melhor”, afirmou a agente de trânsito da STTP, Liege Matsuyama.


Outras Notícias