
Com foco na digitalização e no aumento da competitividade das micro e pequenas indústrias paraibanas, a FIEPB e o Sebrae promoveram, nos dias 14 e 16 de julho, a Jornada de Transformação Digital SENAI. A ação integra as ações do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae, e tem execução do SENAI Paraíba.
Direcionado a empresários, o evento buscou ampliar o entendimento sobre a importância da transformação digital como estratégia de crescimento para indústrias de micro e pequeno porte. A Jornada incluiu uma programação de dois dias de atividades com a participação de aproximadamente 30 empresas.
Responsável por conduzir as atividades, o especialista do SENAI Paraíba, Thiego Brandão, reforçou a proposta prática da jornada. “Estamos mostrando, através do PROCOMPI, a importância de transformar digital e cases onde a digitalização foi responsável pelo aumento da produtividade. mente as micro e pequenas indústrias da Paraíba. A ideia é que elas comecem a pensar de forma mais ágil para reduzir custos e aumentem sua produtividade. É assim que a gente transforma a indústria paraibana”, afirmou.
O primeiro dia foi dedicado à apresentação de conceitos e a discussão de um case nacional de sucesso de uma indústria instalada no Nordeste. As atividades da jornada abordaram, ainda, o cenário da produtividade brasileira, o percentual da participação da indústria de transformação no PIB, além de um apanhado geral sobre a industrialização. Nesse contexto, foram apresentadas as seis missões da Nova Indústria Brasil e, na prática, como acontece o processo de transformação digital dentro de uma empresa.

“Eles tiveram que preencher uma tabela, onde precisavam movimentar um segmento diferente, e caracterizar cada um dos setores de uma empresa, mapeando os problemas e os desafios, suas possíveis causas e, por fim, apresentar uma solução digital de baixo custo”, explicou o especialista do SENAI Paraíba.
Durante os encontros, os participantes também conheceram os pilares da transformação digital, com exemplos aplicados a diferentes segmentos industriais. O empresário Albérico Lopes, do Grupo AMS, destacou o impacto da Jornada no setor moveleiro. “Nossa perspectiva é única em relação a essa iniciativa. Viemos para aprender e levar esse conhecimento à indústria, porque é algo que a gente, de fato, precisa. O SENAI, junto com o PROCOMPI, tem buscado ajudar empresas a se desenvolver cada vez mais, sobretudo em relação à transformação digital, e estamos aqui para sair com mais ferramentas para aplicar no nosso dia a dia”, disse o empresário durante o evento.
Do setor gráfico, Carlos Alberto, da Gráfica MyMershan, também destacou que a iniciativa é essencial para o desenvolvimento do segmento. “O PROCOMPI veio para acrescentar ainda mais às nossas empresas. Trabalhamos com comunicação visual, e esses encontros trazem oportunidades reais de crescimento e avanço para os nossos segmentos”, afirmou.

A gestora do PROCOMPI na FIEPB, Anailza Alves, destaca a relevância da participação ativa das empresas no atual cenário de transformação digital. Segundo ela, esse “é um momento estratégico para que os negócios se modernizem, aumentem sua competitividade e aproveitem as oportunidades que a digitalização oferece”.
Criado em 2000, o PROCOMPI tem sido, ao longo dos anos, uma importante ferramenta de estímulo à modernização das indústrias de micro e pequeno porte. Desde que foi criado, o programa já beneficiou cerca de 8.409 empresas em todo o país e investiu mais de R$ 100 milhões nas ações de fortalecimento dos pequenos negócios industriais.
Em 2024, o programa destinou cerca de R$ 1 milhão para a execução de cinco projetos inovadores na Paraíba, com o objetivo de fortalecer a competitividade e promover a sustentabilidade das empresas no estado. As iniciativas contemplaram diversos setores industriais, deste as indústrias têxteis e de confecção até as de calçados e bebidas, demonstrando a diversidade do parque industrial paraibano e a capacidade do PROCOMPI de atender às necessidades de cada segmento.
A iniciativa é uma parceria entre a CNI e o Sebrae Nacional, tendo como objetivo promover o aumento da competitividade dessas empresas a partir de consultorias especializadas, treinamentos e acesso a tecnologias. Neste novo ciclo, entre 2023 e 2026, estão sendo desenvolvidos projetos setoriais, temáticos e digitais, reforçando as estratégias no atendimento a micro e pequenas empresas com base em suas reais necessidades.
Texto/Colaboração | Igor Batista